Início Aviação Militar

Mesmo com dispensa de Hércules, Lula diz que não recusou ajuda do Uruguai

KC-130 do Uruguai | Foto cedida por Carrasco Spotter

O Presidente Lula veio a público falar sobre a recusa do governo em receber um avião Hércules do Uruguai com ajuda para o Rio Grande do Sul.

Em seu Twitter oficial, Lula disse que “governo brasileiro não recusou a oferta de ajuda do Uruguai para as operações no Rio Grande do Sul. Um helicóptero emprestado pelo país amigo está em operação no estado. O Brasil é grato ao Uruguai pela ajuda e pronto auxílio“.

Hoje mais cedo o Ministério da Defesa informou em nota oficial que tinha declinado a oferta de uma aeronave Lockheed KC-130 Hércules, que transportaria botes e lanches, por “por restrições de pistas disponíveis para pouso em Porto Alegre” e também afirmou que a Força Aérea Brasileira já conta com um avião maior e mais capaz, o Embraer KC-390.

A notícia repercutiu mal no lado uruguaio, e também no governo gaúcho, que considerou que o KC-130 poderia ser útil em outras cidades como Pelotas e Santa Maria, onde inclusive o Hércules uruguaio esteve ontem levando mais socorristas para dar apoio ao Huey que está na cidade do interior gaúcho, também fortemente afetada pelas chuvas.

As notícias, tantas verdadeiras como falsas, se confundiram num ponto: O Uruguai primeiro ofertou o helicóptero Twin Huey, que foi aceito e enviado para Santa Maria, onde existe uma grande base da FAB que inclusive já operou esta histórica e clássica aeronave de asa rotativa. Dias depois, o país vizinho, que já foi estado brasileiro (Cisplatina), ofertou o avião Hércules, que foi negado pelo governo brasileiro.

Desta maneira, o que de fato aconteceu é que apenas parte da ajuda oferecida por Montevidéu foi aceita por Brasília. Com os ânimos exaltados, dado a catástrofe que assola o RS, tanto de apoiadores como opositores do governo, distorceram a realidade para encaixar em narrativas que fossem mais convenientes para cada lado, gerando várias notícias falsas e interpretações errôneas sobre os fatos.

O Planalto, em nota oficial publicada na tarde desta quarta-feira, dia 08, disse que “são falsas, portanto, as notícias de que o Brasil teria desprezado ajuda do Uruguai ou qualquer outro país. Todas as ofertas de auxílio são bem-vindas, serão analisadas conforme a adequação às urgências e serão bem recebidas“.

Porém, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República reconhece que o KC-130 foi ofertado e recusado: “Juntamente com o helicóptero, o Uruguai também ofereceu um modelo específico de avião. Neste caso, a avaliação técnica foi a de que o aparelho, em razão de suas características, não seria adequado para o tipo de operação exigida e a infraestrutura aeroportuária disponível. Considerando ainda que já há no Rio Grande do Sul avião em operação da frota brasileira com a mesma funcionalidade do ofertado, a conclusão foi a de que não havia necessidade desse tipo de aeronave“.

Sair da versão mobile