Início Aeroportos

Mesociclone se forma em frente a Aeroporto de Belo Horizonte

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um interessante e assustador fenômeno meteorológico foi captado em frente a um dos aeroportos de Belo Horizonte, durante uma tempestade. A cena foi gravada por uma câmera do canal Clima Ao Vivo, instalada no Aeroporto Carlos Prates, na região oeste de BH e colocada no YouTube (espere carregar).

O mesociclone acontece quando várias nuvens cumulonimbus se agrupam, formando um vórtice de ar que pode chegar a até 10 km de diâmetro e alguns quilômetros de altura. No dia 5, a cidade de Belo Horizonte enfrentou um forte calor durante o dia, que favoreceu a formação destas nuvens no final da tarde, por fim resultando no formato de ciclone.

Apesar dos ventos fortes e toda a imponência desta formação, que é características de zona de baixa pressão, a chuva foi intensa mas não causou grandes estragos na capital mineira.

Inclusive, no próprio Aeroporto de Carlos Prates, próximo do mesociclone, foram registrados ventos de apenas 10 nós (18 km/h), bem abaixo da potência de outras grandes tempestades. Ainda assim, as imagens ainda impressionam, já que a super célula estava isolada no céu, sem outras grandes nuvens em seu entorno. Por motivos de segurança, aeronaves também não adentram nesse tipo de formação.

Sair da versão mobile