Metade das encomendas do Airbus A330neo está em risco, veja o porquê

AirAsia X A330neo

A Airbus, apesar de estar aparentemente melhor do que a sua rival Boeing durante a crise do coronavírus em termos de encomendas, entregas e cancelamentos, pode ter problemas à frente com o seu A330neo.

Segundo levantamento feito pelo analista Scott Hamilton da Leeham News, especializada em mercado da aviação, ao menos metade das encomendas do jato da Airbus está com risco considerável de cancelamento. Baseado nos dados da Airbus, onde constam 226 A330-900neos a entregar, Scott afirmou que 50,44% destes estão com risco de cancelamento, devido a situação das companhias aéreas que os encomendaram.

A maior empresa do livro de encomendas é a AirAsia X da Tailândia, que está em “hibernação” apenas operando com o mínimo do possível de pessoas e aeronaves e, mesmo assim, tem 38% de taxa de ocupação, tendo transportado apenas 2.291 passageiros durante todo o mês de julho. Agências de risco do sudeste asiático já apontaram que as chances da empresa entrar em Recuperação Judicial, Falência ou Insolvência são altas. Na Airbus, a empresa tailandesa tem 78 jatos A330neo ainda não entregues.

Veja mais da lista de pedidos antes de seguir na análise:

Logo em seguida está a Iran Air, com 28 jatos encomendados, mas sem nenhuma previsão de recebê-los devido ao embargo dos EUA ao Irã, que impede a venda dos jatos da Airbus, assim como acontece com os aviões da Embraer, como destacamos em outra matéria.

Por fim, com oito encomendas, está a Virgin Atlantic, que entrou com pedido de Recuperação Judicial no último dia 4. Esta, assim como a Air Asia X, deverá cancelar uma parte se não todos os pedidos dos A330neo, como parte de um futuro plano de reestruturação para reduzir gastos.

Desta lista sobram empresas que já postergaram o recebimento mas não pretendem cancelar, como é o caso da TAP Air Portugal e da Azul linhas Aéreas Brasileiras (representada na tabela como Avolon, que é a dona dos aviões).

A análise da Leeham faz sentido, vamos esperar e ver as cenas dos próximos capítulos.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias