Início Aeroportos

Metrô de Fortaleza cria regra retrógrada e passa a exigir cadastro de quem quiser avistar aviões

Um dos poucos pontos de visualização e fotografia de aeronaves no Aeroporto Internacional de Fortaleza agora poderá ser acessado mediante cadastro, apesar de ser um espaço público, indo no sentido contrário de outros locais do mundo.

Foto – DepositPhotos

Apesar de ser um local público, a Estação Expedicionários do Metrô de Fortaleza tem dado menor liberdade para os frequentadores que apreciam a aviação e criou uma regra para quem quiser fotografar aeronaves. Em recente decisão da Metrofor, que administra as linhas do metrô e do VLT, está restrita a entrada de pessoas que desejam avistar e fotografar aeronaves.

Por ser localizada no lado oposto ao Aeroporto de Fortaleza, a Estação Expedicionários se tornou um ponto com pouca obstrução e ótima visão do pátio e da pista do aeroporto cearense.

Com isso vários, spotters, que são os entusiastas que acompanham os aviões, começaram a frequentar o lugar, pagando a tarifa normalmente mas ficando na estação. Agora, segundo revelou o Jornal O Povo, a Metrofor decidiu fazer o cadastro para que qualquer pessoa fotografe, mesmo sendo um espaço público.

É necessário mandar um e-mail para ascom@metrofor.ce.gov.br ou telefonar para (85) 3101-7100. Quem não estiver cadastrado poderá ser retirado da estação, e spotters tem relatado ao AEROIN que os seguranças tem questionado sobre o cadastro para qualquer pessoa que esteja com câmera na plataforma.

A decisão vai contra o interesse da população, que não deveria ser proibida de realizar uma prática totalmente dentro da Lei, seja a mera observação dos voos ou a fotografia. Cada vez mais, o mundo civilizado entende as liberdades da população e remove regras draconianas. Cabe ao Estado prover a segurança e não inibir da população a realização de atividades legalizadas.

Sair da versão mobile