O governo mexicano entrou com o processo para votação, abrindo o caminho para a AeroMexico e Delta Air Lines para avançar com a sua proposta de joint venture, mas o processo ainda não está concluído.
No início da semana, foi entregue ao senado mexicano a votação de um acordo de uma aviação bilateral mais aberta entre os EUA e o México. Este acordo é um pré-requisito para aprovação regulamentar do empreendimento Delta-Aeromexico, e também uma oportunidade para que todas as companhias aéreas que oferecem serviços entre os dois países.
O acordo bilateral é muito esperado e eliminaria os limites de voos e número de companhias aéreas que podem servir determinado número de cidades que ficam na fronteira. Companhias aéreas dos EUA, em especial as transportadoras de baixo custo, têm sido solidárias com o novo acordo.
Mas, além de o novo acordo bilateral, as autoridades do México, aprovaram o acordo de parceria entre a Delta e Aeromexico. O Governo do México emitiu uma resolução sobre o assunto no início desta semana, as empresas estão analisando seus termos proposto.
Para que o Governo mexicano autorize a joint venture Delta-Aeromexico, as companhias aéreas devem “transferir” oito pares de slots no Aeroporto Internacional da Cidade do México. As duas companhias aéreas vão avaliar os termos antes de prosseguir, dise a Aeromexico em um comunicado.
Delta não quis comentar detalhes da resolução do Governo mexicano, mas confirmou em um comunicado que está revendo a resposta da autoridade.
“Delta e Aeromexico estão avaliando os termos, condições e requisitos estabelecidos na notificação para determinar um curso de ação”, disse a Delta.
Para o novo acordo bilateral entrar em vigor, os dois países precisam fechar um acordo diplomático. É claro que isso deve ocorrer em breve.