Início Aeroportos

México, Colômbia e Brasil, entre os 50 aeroportos mais conectados do mundo

A agência de estatísticas OAG publicou a edição 2022 do Megahubs, a lista dos 50 aeroportos mais conectados internacionalmente do mundo. Atualizado pela última vez em 2019, o estudo permite entender as mudanças drásticas que ocorreram desde a pandemia e a posterior recuperação.

Enquanto Londres – Heathrow manteve seu primeiro lugar entre os centros de transporte europeus, sua classificação global caiu do primeiro lugar em 2019 para o 22º deste ano. Os aeroportos de Paris – Charles de Gaulle e Frankfurt sofreram quedas semelhantes, saindo dos dez primeiros para cair para 27º e 30º, respectivamente.

Os aeroportos dos EUA lideram a lista Megahubs, com Chicago – O’Hare, Dallas/Fort Worth e Atlanta posicionando-se como os três aeroportos mais conectados do mundo, informa o site Aviacionline.

O Aeroporto Internacional Benito Juarez, da Cidade do México (CDMX), é o megahub fora dos EUA mais bem classificado, ocupando o 8º lugar, tendo subido 7 lugares de sua 15ª posição em 2019. Além do CDMX, que quebra a hegemonia norte-americana das 12 primeiras posições, representando a região, o Aeroporto El Dorado também aparece em 18º lugar; Toronto Pearson aparece um lugar abaixo, e completam a lista São Paulo – Guarulhos (33), Lima (47) e Cancun (46).

De acordo com o relatório, o aeroporto que serve a capital mexicana se beneficiou da decisão política de não fechar o tráfego aéreo durante a pandemia, o que permitiu que a redução de conexões fosse de apenas 16%, uma incidência significativamente inferior à tendência mundial.

O megahub mais conectado na Ásia-Pacífico é o Aeroporto Internacional Indira Gandhi (Nova Délhi), já que o Aeroporto Internacional de Hong Kong saiu do Top 50. O Aeroporto Internacional de Mumbai está classificado em 6º, enquanto o Aeroporto Changi de Cingapura caiu para o 12º lugar.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile