Início Acidentes e Incidentes

Milagre: Após 40 dias, 4 crianças desaparecidas são encontradas com vida depois de acidente aéreo na Amazônia

Após 40 dias no meio da selva, os quatro menores que estavam desaparecidos após o acidente com um avião na Colômbia foram finalmente localizados com vida. Aos militares e indígenas que os encontraram restou a palavra “milagre” para expressar sua alegria, como disse o presidente colombiano Gustavo Petro em um tuite.

Devido à dificuldade de localização nas buscas, diversas equipes realizaram operações aéreas e fluviais no departamento do Caquetá e até mesmo a inserção de comandos especiais no local. No entanto, somente as trilhas encontradas nos terrenos e a análise das árvores características da região permitiram o sucesso nesta operação.

A oito quilômetros do Rio Apaporis, a equipe do Exército viu a aeronave de matrícula HK-2803. Os três adultos que viajavam juntos aos menores já haviam falecido.

O Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, chegou a pensar que as crianças estavam sendo mantidas por alguma comunidade indígena nômade, mas suas suspeitas não se concretizaram. Os menores foram encontrados com sintomas leves de desidratação e com picadas de insetos característicos da região.

Sendo assim, eles foram transportados por um comando da selva para tratamento médico com o auxílio do Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar.

Durante todo o processo, as Forças Armadas mantiveram ainda a esperança de encontrar os menores e verificaram diversos indícios. Por exemplo, foi observada uma pegada no terreno lamacento, de uma das crianças de 13 anos. Alongando as buscas, também foram encontradas outras pistas importantes: duas fraldas, uma tampa de garrafa e uma capinha de celular espalhadas em dois locais distintos.

Além disso, na avaliação das Forças Armadas verificaram frutos típicos da região, como borojós e mangas silvestres que serviram como alimento para os menores. Após a realização da “Operação Esperança”, vêm os resultados positivos para os irmãos de 13, 9 e 4 anos e um bebê de 11 meses.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile