Início Aviação Militar

Militares do 1º GCC apoiam Exercício de Inteligência e Vigilância com Radar e Comunicação no Rio Grande do Sul

Imagem: DECEA

Militares do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) prestam apoio, desde o dia 8 de março, no Rio Grande do Sul, ao Exercício Operacional de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (EXOP IVR 2025), considerado um dos mais importantes treinamentos do Comando de Preparo (COMPREP).

O 1º GCC, por meio do Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4º/1º GCC), montou dois sítios técnicos-operacionais para apoiar as demandas necessárias à realização do treinamento.

Além do radar TPS-B34, na cidade de Santa Maria (RS), foram disponibilizados pontos de comunicação via rádio VHF e HF, serviços de telefonia e estações de visualização radar, que também estão instaladas na cidade de Rosário do Sul (RS), com o emprego de 20 militares deslocados para estas localidades.

O radar permite que as aeronaves sejam monitoradas em tempo real, garantindo operações seguras e coordenadas. Com isso, as aeronaves não apenas se comunicam, mas são observadas e gerenciadas de maneira precisa, assegurando maior eficácia na condução das missões.

O Comandante do 1º GCC, Major Aviador Renan dos Santos Cardozo, destacou a importância do preparo da equipe para oferecer os meios e uma coordenação eficiente entre as diversas aeronaves, visando manter a segurança e fluidez das operações.

“A integração dos sistemas de comunicação é fundamental para o sucesso da missão, permitindo uma resposta rápida e precisa em tempo real. O comprometimento e a competência de todos os envolvidos são essenciais para o êxito do exercício”, pontuou.

Exercício Operacional IVR 2025

A Base Aérea de Santa Maria (BASM), no Rio Grande do Sul, sedia, entre os dias 10 e 24 de março, o Exercício Operacional de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (EXOP IVR 2025). A manobra reúne cerca de 350 militares das três Forças Armadas em um treinamento conjunto voltado para o aprimoramento da capacidade de monitoramento e análise do Teatro de Operações.

Leia mais:

Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.
Sair da versão mobile