Ministra Marina Silva visita Território Yanomami em aeronave da Força Aérea Brasileira

Marina Silva a bordo do H-36 – Imagem: Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, realizou, neste sábado, dia 4 de março, um voo a bordo de um helicóptero H-36 Caracal para acompanhar os trabalhos realizados na base federal instalada no Território Yanomami, no estado de Roraima.

O voo partiu às 9h05 da manhã da Base Aérea de Boa Vista (BABV), sede do Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz). O Comando completou 30 dias de atuação na Operação Yanomami.

Na comitiva a bordo do Caracal, estavam:

– o líder indígena Davi Kopenawa;

– a coordenadora da Frente de Proteção EtnoAmbiental Yanomami e Ye’kuana da Funai, Elaine Maciel;

– o secretário executivo do MMA, João Paulo Capobianco;

– o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho;

– o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Jair Schmitt; e

– o Superintendente do Ibama em Roraima, Diego Bueno.

O Subcomandante do Comando Operacional Conjunto Amazônia, General de Brigada Marcelo Lorenzine Zucco, que também acompanhou a comitiva no voo, apresentou o planejamento situacional da Operação Yanomami para a ministra. De acordo com o General Zucco, a Operação é muito dinâmica.

“Prestamos apoio aéreo a integrantes dos ministérios envolvidos e demais órgãos públicos federais que necessitam de suporte das Forças Armadas para cumprirem suas atribuições constitucionais, como a Polícia Federal, a Sesai, o Ibama, a Funai, e o IBGE. Importante ressaltar que trabalhamos de forma conjunta, utilizando indicadores para sabermos onde e como vamos prestar os apoios diários”, explicou.

A título de curiosidade, além do helicóptero H-36 Caracal, as outras aeronaves da FAB envolvidas no transporte aerologístico e demais ações da Operação Yanomami são:

– A-29 Super Tucano;
– E-99;
– R-99;
– C-98 Caravan;
– KC-390 Millennium;
– C-105 Amazonas; e
– H-60 Black Halk.

Além deles, também estão na operação os helicópteros HM-02 e HM-04, do Exército Brasileiro (EB), e o UH-15 Super Cougar, da Marinha do Brasil.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias