Misteriosos balões chineses vistos sobre os Estados Unidos não afetam a rota dos aviões

O secretário de Defesa Lloyd Austin convocou uma reunião de líderes militares e de defesa dos EUA na quarta-feira, incluindo o chefe do Estado-Maior Conjunto, o general Mark Milley, o comandante do NORTHCOM/NORAD, o general Glen VanHerck e outros comandantes combatentes, para discutir a possibilidade de atirar na aeronave não tripulada.

O primeiro balão de alta altitude foi detectado pela primeira vez sobre Billings, Montana, na quarta-feira, depois de sobrevoar as Ilhas Aleutas, através do Canadá. Desde então, o governo dos EUA tem monitorado o balão, segundo o porta-voz do Pentágono, o brigadeiro-general Pat Ryder. Na sexta-feira, outro balão foi identificado sobre os Estados Unidos.

“Continuamos a rastrer e monitorar de perto”, disse Ryder. “Assim que o balão foi detectado, o governo dos EUA agiu imediatamente para se proteger contra a coleta de informações confidenciais. Estamos comprometidos em garantir que nossa força armada seja capaz de proteger nossos interesses nacionais e nossos cidadãos de qualquer ameaça externa”.

O funcionário disse que não está claro se o balão de vigilância é operado pela China, mas disse que a presença da aeronave não tripulada não é um acidente, dando a entender que, de fato, atribuem à China. O funcionário também disse que os militares dos EUA estão em contato com as contrapartes chinesas, corroborando com a suspeita.

Não afeta voos

Enquanto isso, as autoridades americanas estão alertando os cidadãos, particularmente pilotos, para que tenham cautela e que não tentem se aproximar do balão de vigilância, pois pode ser uma ameaça à segurança. De todo modo, o balão cruza a mais de 50.000 pés de altitude, muito acima do nível de voo dos aviões comerciais e civis em geral.

Veja abaixo algumas capturas do balão feitas nos Estados Unidos (esperar carregar).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias