Na última quinta-feira, dia 31 de outubro, um voo entre Chaitén e Puerto Montt, no Chile, operado em um turboélice LET L-410 da Aerocord, sofreu um incidente grave e bastante incomum quando a porta do compartimento de carga se abriu, e uma mala atingiu uma das hélices da aeronave de fabricação tcheca.
De acordo com um vídeo publicado por um dos passageiros, Luis Águila, uma mochila saiu do compartimento de carga e colidiu com a hélice, que imediatamente começou a falhar, levando os pilotos a declararem emergência. Felizmente, a aeronave conseguiu pousar em segurança com os 19 passageiros a bordo, como informa o portal parceiro Aviacionline.
A Aerocord declarou em suas redes sociais que se tratou de “um incidente de menor impacto, sem maiores repercussões tanto para a aeronave quanto para seus passageiros”.
Além disso, a companhia informou que o ocorrido foi reportado às autoridades aeronáuticas competentes e, após a ativação dos protocolos de emergência durante o voo, a empresa decidiu retornar a Chaitén. “Tanto a tripulação quanto os passageiros saíram ilesos”, reiterou.
Em um segundo comunicado, a companhia levantou a hipótese de que um pássaro poderia ter atingido a fuselagem e provocado a abertura do compartimento de carga.
Bag Strike? Sim, existe!
— AEROIN (@aero_in) November 2, 2024
Um LET L-410 da Aerocord estava decolando de Chaitén, no sul do Chile, quando o bagageiro abriu e uma mochila saindo voando em direção do motor da aeronave turboélice
A aeronave precisou retornar e fazer um pouso de emergência, mas tudo ocorreu bem pic.twitter.com/fUHIMH0T1F
A Aerocord é uma companhia com sede em Puerto Montt, que opera principalmente na região da Patagônia chilena. Sua frota inclui dois Cessna Grand Caravan EX, um DHC-6-300 Twin Otter, três LET L-410 e um Piper Navajo.