Modelo impedida de embarcar em avião após sua roupa ser considerada indecente

A modelo Deniz Saypinar, 26, tem feito história por ser a primeira mulher turca a se tornar profissional da Federação Internacional de Culturismo e Fitness, além de ter mais de 1 milhão de seguidores no Instagram. Na semana passada, porém, ela enfrentou um problema para embarcar num voo da American Airlines, depois que a empresa negou seu embarque porque considerou seu traje muito revelador.

Segundo matéria do New York Post, Saypinar publicou uma story no Instagram, onde diz que os funcionários da companhia aérea diziam que ela estava “nua” e que não poderia voar daquele jeito. Junto com as mensagens, ela postou fotos de sua roupa no aeroporto, composta por “um top marrom, shorts jeans e tênis, bem como uma blusa branca amarrada na cintura”.

Ela complementou dizendo: “gosto de usar roupas que revelem minha feminilidade, mas nunca me visto de uma forma que ofenda a ninguém. Sou madura e civilizada o suficiente para saber o que posso e não posso vestir. Me senti como a pior pessoa do mundo por usar shorts jeans”.

Ela acredita que é uma questão de feminismo e liberdade religiosa, reforçando que ela “se mudou de um país islâmico porque lá eles tratam as mulheres como uma segunda classe”.

A empresa American Airlines emitiu uma nota a respeito:

“Em 8 de julho, a American Airlines negou o embarque de uma cliente que viajava de Dallas-Fort Worth para Miami. Conforme declarado nas condições de transporte, todos os clientes devem se vestir adequadamente e roupas ofensivas não são permitidas a bordo de nossos voos. A cliente foi informada de nossa política e a reserva foi refeita em um voo subsequente. A cliente já chegou a Miami.”

O assunto é polêmico e essa não é a primeira vez que ocorre de empresas aéreas retirarem passageiras de aviões por causa de suas roupas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias