
O Aeroporto Internacional de Tocumen, da Cidade do Panamá, no Panamá, informou nesta semana que inaugurou a Clínica de Urgências Médicas (CUM), um centro projetado para fornecer assistência imediata e especializada a passageiros em trânsito, saída ou chegada que apresentem problemas de saúde durante sua passagem pelo principal hub aéreo do Caribe e América Latina.
Inauguramos la primera clínica de emergencia para pasajeros, una innovación que eleva la experiencia de viaje en nuestro aeropuerto. Ubicada en el puente conector entre la Terminal 1 y 2, esta clínica operará 24/7, brindando atención inmediata a quienes lo necesiten 🚑 pic.twitter.com/BteQKXKAwV
— Aeropuerto Internacional de Tocumen (@tocumenaero) March 13, 2025
Localizada no edifício conector entre os Terminais 1 e 2, a CUM reúne equipamentos de última geração, três salas especializadas, área de amamentação, sala de recuperação e espaços de pré-atendimento, cumprindo com as normas sanitárias internacionais.
Além disso, contará com o apoio da empresa panamenha SEMM (Serviço de Emergência Médica Móvel), líder em serviços médicos com três décadas de experiência, e de hospitais públicos como o Santo Tomás e o Irmã de Lourdes Tzanetatos para casos de alta complexidade.
José Ruiz, gerente geral do Aeroporto Internacional de Tocumen, destacou durante a cerimônia de inauguração que “esta clínica reforça nosso compromisso com a segurança e bem-estar de quem confia em nossa operação. Não atendemos apenas emergências, mas oferecemos tranquilidade a milhões de viajantes que transitam pelo Panamá, garantindo uma resposta ágil e profissional diante de qualquer eventualidade”.
A CUM também integra um serviço de ambulância equipado com tecnologia para monitoramento de sinais vitais, maca e suprimentos para traumas, operando 24 horas por dia.
“Criamos uma rede de apoio com os melhores atores do setor de saúde. Desde a SEMM até os hospitais aliados, cada elo garante que nenhum passageiro fique sem atendimento”, acrescentou Ruiz.
Durante o ato de inauguração da CUM, Mauricio Cyjon, diretor executivo da SEMM, informou que “esta clínica foi pensada com todos os detalhes, estrategicamente localizada para oferecer uma resposta rápida e eficaz a todos os pacientes que necessitem de atendimento médico, seja um passageiro ou alguém visitando o Aeroporto Internacional de Tocumen. Esta é a clínica mais moderna, completa e robusta de toda a América”.
O aeroporto fornecerá atenção a passageiros com seguro privado ou casos críticos, garantindo traslados coordenados para clínicas privadas ou hospitais públicos de acordo com a cobertura do paciente, bem como o armazenamento seguro de medicamentos e insumos. A clínica operará sob protocolos de colaboração com profissionais especializados e tecnologia de ponta para garantir um atendimento integral.
Pelo Aeroporto Internacional de Tocumen, transitam diariamente mais de 54 mil viajantes e operam 12 companhias aéreas comerciais, que o conectam com 86 destinos nas Américas e Europa, consolidando sua posição como eixo estratégico da aviação regional.
Informações da administração do Aeroporto de Tocumen