Morcegos estão atrapalhando pousos de aviões Embraer ERJ-145 na África

A empresa aérea African World Airlines, com sede em Gana, fez um anúncio um tanto diferente em suas redes sociais, alertando aos passageiros de que está mudando o horário dos voos noturnos de e para a região de Kumasi, no sul país, devido ao aumento da quantidade de morcegos na rota de aproximação para pouso.

A atividade de morcegos pode apresentar um risco significativo de colisão com a vida selvagem para as operações da aeronave quando em aproximação. Não apenas em Gana, mas outros países do mundo, como a Austrália, possuem alertas para a presença desses animais nas rotas dos aeroportos.

Em determinados horários (geralmente ao pôr do sol e por um período de tempo), os aeroportos localizados no habitat dos morcegos experimentam um aumento na sua atividade e implementam procedimentos especiais, que pode ir desde alertas aos pilotos, adoção de medidas de dispersão dos animais, até suspensão temporária das operações.

Segundo sites especializados, a “boa notícia” é que os morcegos são razoavelmente previsíveis em seu comportamento e tendem a sair (“voar para fora”) e voltar (“voar de volta) para seus abrigos no mesmo período todos os dias. Durante esses períodos de movimento, pode haver um número considerável de animais no ar.

Se uma aeronave engolir um morcego com seus motores, isso pode representar um risco para a segurança de voo. O mesmo ocorre com pássaros, balões e outros animais e objetos que possam ser encontrados no céu. No caso da empresa ganesa, que tem 7 jatos Embraer ERJ-145, a melhor medida foi a precaução.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias