Morre em acidente de helicóptero Sebastián Piñera, piloto e ex-presidente do Chile

Fotos – Divulgação e DepositPhotos

Por volta das 15:00, hora local desta terça-feira (6), foi relatado o acidente de um helicóptero Robinson em Ilhue, a 900 quilômetros ao sul de Santiago do Chile, enquanto sobrevoava o Lago Ranco.

De acordo com fontes locais, a bordo estavam quatro pessoas, incluindo o ex-presidente do Chile por duas vezes, Sebastián Piñera. Inicialmente, foi confirmada a morte de um dos passageiros, que, segundo o jornal La Tercera, citando fontes “de seu entorno”, seria Piñera.

Às 17:00, hora local, em uma conferência de imprensa, a ministra do Interior do Chile, Carolina Tohá, confirmou oficialmente a morte de Piñera após a recuperação de seu corpo pela Marinha.

“Primeiramente, queremos expressar nossa consternação por esta tragédia, enviar nosso abraço solidário à família do ex-presidente, a todos os seus próximos, mas também a todos os chilenos, porque Sebastián Piñera foi presidente democrático do Chile por duas vezes e terá, consequentemente, todas as honras e reconhecimentos republicanos que merece”, disse Tohá.

“O presidente Piñera nos governou e o lembraremos pela maneira como dedicou sua vida ao serviço público”, acrescentou, indicando que o atual presidente, Gabriel Boric, instruiu um funeral de estado e a declaração de luto nacional.

Às 18:00, a Direção Geral de Aeronáutica Civil do Chile confirmou que a aeronave envolvida foi o Robinson R44, matrícula CC-PHP, que, após a decolagem e alguns minutos de voo, virou de cabeça para baixo e caiu. Imagens do local do acidente ainda não foram divulgadas.

Sebastián Piñera, nascido em 1º de dezembro de 1949, foi Presidente do Chile em dois mandatos não consecutivos, de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022.

Bilionário antes de ingressar na política, Piñera aplicou sua perspicácia empresarial à governança nacional, focando no crescimento econômico e no bem-estar social, ao mesmo tempo em que enfrentava desafios como problemas ambientais e reforma educacional.

Ao assumir, em 2010, teve que se desfazer de 26% das ações da então LAN por US$423 milhões de dólares, que posteriormente se fundiu com a TAM para formar a atual LATAM Airlines, o maior grupo aéreo latino-americano, como informa o portal parceiro Aviacionline. Piñera também era piloto, sendo inclusive habilitado para voar o R44 e com frequência era visto pilotando o CC-PHP, apesar de não ter sido confirmado ainda se ele era passageiro ou piloto na ocasião da sua morte.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

TAP Air Portugal registra lucro apesar dos desafios e enquanto se...

0
A TAP Air Portugal reportou um aumento de 1% em suas receitas em 2024, atingindo um recorde histórico de €4,2 bilhões ($4,5 bilhões)