Início Acidentes e Incidentes

Morre em acidente de helicóptero Sebastián Piñera, piloto e ex-presidente do Chile

Fotos – Divulgação e DepositPhotos

Por volta das 15:00, hora local desta terça-feira (6), foi relatado o acidente de um helicóptero Robinson em Ilhue, a 900 quilômetros ao sul de Santiago do Chile, enquanto sobrevoava o Lago Ranco.

De acordo com fontes locais, a bordo estavam quatro pessoas, incluindo o ex-presidente do Chile por duas vezes, Sebastián Piñera. Inicialmente, foi confirmada a morte de um dos passageiros, que, segundo o jornal La Tercera, citando fontes “de seu entorno”, seria Piñera.

Às 17:00, hora local, em uma conferência de imprensa, a ministra do Interior do Chile, Carolina Tohá, confirmou oficialmente a morte de Piñera após a recuperação de seu corpo pela Marinha.

“Primeiramente, queremos expressar nossa consternação por esta tragédia, enviar nosso abraço solidário à família do ex-presidente, a todos os seus próximos, mas também a todos os chilenos, porque Sebastián Piñera foi presidente democrático do Chile por duas vezes e terá, consequentemente, todas as honras e reconhecimentos republicanos que merece”, disse Tohá.

“O presidente Piñera nos governou e o lembraremos pela maneira como dedicou sua vida ao serviço público”, acrescentou, indicando que o atual presidente, Gabriel Boric, instruiu um funeral de estado e a declaração de luto nacional.

Às 18:00, a Direção Geral de Aeronáutica Civil do Chile confirmou que a aeronave envolvida foi o Robinson R44, matrícula CC-PHP, que, após a decolagem e alguns minutos de voo, virou de cabeça para baixo e caiu. Imagens do local do acidente ainda não foram divulgadas.

Sebastián Piñera, nascido em 1º de dezembro de 1949, foi Presidente do Chile em dois mandatos não consecutivos, de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022.

Bilionário antes de ingressar na política, Piñera aplicou sua perspicácia empresarial à governança nacional, focando no crescimento econômico e no bem-estar social, ao mesmo tempo em que enfrentava desafios como problemas ambientais e reforma educacional.

Ao assumir, em 2010, teve que se desfazer de 26% das ações da então LAN por US$423 milhões de dólares, que posteriormente se fundiu com a TAM para formar a atual LATAM Airlines, o maior grupo aéreo latino-americano, como informa o portal parceiro Aviacionline. Piñera também era piloto, sendo inclusive habilitado para voar o R44 e com frequência era visto pilotando o CC-PHP, apesar de não ter sido confirmado ainda se ele era passageiro ou piloto na ocasião da sua morte.

Sair da versão mobile