Motor aeronáutico elétrico ENGINeUS, da Safran, obtém a importante certificação DOA da EASA

Motor ENGINeUS da linha ePower – Imagem: Safran

A Safran Electrical & Power, uma divisão do grupo aeroespacial francês Safran, informou nesta última semana que a Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) emitiu a Aprovação de Organização de Projeto (DOA) para o motor elétrico ENGINeUS.

De acordo com a empresa, este é um marco importante na certificação do motor aeronáutico, pois valida a estrutura organizacional interna criada pela Safran Electrical & Power, que permitirá obter a certificação da EASA para seu motor elétrico. Isso agora torna a fabricante um “Requerente de Certificado de Tipo”.

O motor ENGINeUS lidera a linha de produtos ePower da Safran, oferecendo uma gama completa de equipamentos elétricos para novas aeronaves 100% elétricas e híbridas. A linha ePower abrange toda a cadeia de propulsão elétrica: motores, baterias, geradores, distribuição elétrica e gerenciamento de energia.

A família de motores ENGINeUS oferece uma gama de potências de 50 a 750 kW e integra um sistema de controle eletrônico na máquina, com um sistema de resfriamento otimizado. O motor ENGINeUS 100 é o modelo intermediário da linha.

“Esta DOA torna oficialmente a divisão Safran Electrical & Power uma fabricante de motores! Em breve, nossos motores ENGINeUS serão encontrados em pequenas aeronaves de turismo e de treinamento de pilotos, seguidas por aviões comerciais regionais e, finalmente, fornecerão soluções híbridas para novas gerações de motores de combustão”, disse Bruno Bellanger, vice-presidente executivo e gerente geral da divisão Power da Safran Electrical & Power.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias