Motor de Boeing 737 apaga e pilotos são obrigados a desviar o voo

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 737-400F Cargo Air
Imagem: Cargo Air

Uma ocorrência séria foi registrada com um Boeing 737 no último dia 5 de dezembro, quando um caso de apagamento involuntário de motor, o chamado “engine flame out”, não pôde ser resolvido pelos pilotos.

Segundo reporte do The Aviation Herald, a aeronave envolvida foi o Boeing 737-400 registrado sob a matrícula LZ-CGU, da companhia aérea búlgara Cargo Air, operando em nome da alemã DHL.

O jato estava realizando o voo cargueiro de número QY-917 de Kiev Borispol, na Ucrânia, para Leipzig, na Alemanha, e mantinha o nível de voo FL340 quando cerca de 1 hora após a partida o motor direito se apagou.

A tripulação trabalhou a lista de verificação relacionada a “Falha ou desligamento do motor” e tentou religar o motor, mas, sem sucesso, decidiu desviar para o aeroporto mais próximo, em Katowice, na Polônia.

O Boeing 737 desviando para Katowice – Imagem: FlightRadar24

A aeronave pousou com segurança na pista 09 de Katowice cerca de 45 minutos após deixar o FL340.

A Comissão Nacional de Investigação de Acidentes de Aeronaves (PKBWL) da Polônia relatou que a tripulação efetuou o desvio para o aeroporto polonês com um motor inoperante, mas sem declarar emergência.

Apesar disso, a PKBWL descreve que os serviços de emergência estavam de prontidão para o pouso, que ocorreu sem intercorrências.

A autoridade classificou a ocorrência como um incidente grave e o mesmo está sendo investigado.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Cerca de 20 pessoas se envolvem em pancadaria no saguão do...

0
Cerca de vinte pessoas tentaram interromper um processo de deportação de um homem curdo da França, resultando em uma briga generalizada no saguão do Aeroporto de Paris-Charles-de-Gaulle, na última quarta-feira, 27 de março.