Motor de avião da Gol engole ave e sofre vibrações, obrigando os pilotos a retornar à origem


Uma aeronave da Gol Linhas Aéreas, de matrícula PR-GUF, sofreu um incidente na decolagem em 17 de abril de 2023, no Aeroporto de Uberlândia, que o fez retornar após a partida e ali ficar pelos próximos dias. O caso envolveu o Boeing 737-800, que realizaria o voo G3-1687 com destino a Congonhas, em São Paulo. A bordo, havia 160 passageiros e 6 tripulantes.

Após a partida, a tripulação relatou que o motor direito, do modelo CFM56, havia ingerido um pássaro e sofreu fortes vibrações. A aeronave interrompeu a subida a 6000 pés e retornou a Uberlândia para pouso seguro na pista 04, cerca de 25 minutos após a decolagem.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Brasil (CENIPA) registrou que a aeronave sofreu danos leves, mas isso não impediu que ela ficasse estacionada na cidade mineira por 49 horas, antes de decolar novamente, após passar por manutenção.

A plataforma de rastreamento de voos FlightRadar24 registrou todo o trajeto do jato da Gol desde a decolagem até o pouso. Os passageiros foram realocados em outros voos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias