Motor de um avião Jumbo emite chamas e estrondos, e pilotos retornam o jato à origem

Boeing 747-400F – Imagem: M Radzi Desa / GFDL 1.2, via Wikimedia Commons

Um avião Boeing 747, o Jumbo Jet, precisou ser levado de volta à origem pelos pilotos neste último domingo, 16 de janeiro, depois de apresentar problema em um de seus quatro motores.

Segundo reporta o The Aviation Herald, a aeronave envolvida no incidente foi o Boeing 747-400F registrado sob a matrícula B-18715, operado pela China Airlines, quando estava realizando o voo cargueiro CI-5240 de Taipei, em Taiwan, para Anchorage, nos Estados Unidos.

O Jumbo havia decolado da pista 05L de Taipei quando o motor número 4 (externo da asa direita) emitiu uma série de estrondos e chamas, levando a tripulação a parar a subida a 7.000 pés (2,13 km) de altitude.

Como já vimos em casos semelhantes aqui no AEROIN, estes sinais geralmente indicam ocorrência de estol de compressor, uma pane causada por diferentes fatores que podem ir desde uma ingestão de um objeto estranho até uma falha interna do próprio motor. Até o momento, no entanto, não há confirmação oficial se realmente foi este o problema.

A trajetória do voo – Imagem: RadarBox

Diante do incidente, após avaliação da situação com base nos manuais do fabricante, os pilotos decidiram pelo desligamento do motor e retorno a Taipei.

O Boeing 747 ainda foi mantido em voo por algum tempo para a realização de alijamento de parte de seu combustível (eliminação no ar para redução do peso) e depois retornou ao aeroporto de origem. O pouso foi realizado em segurança na pista 05L cerca de 1 hora e 15 minutos depois da partida.

Após o incidente, o Jumbo permaneceu em solo por pouco mais de 1 dia e meio, e então voltou a voar sem novas intercorrências.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias