Início Aviação Executiva

Motor falhou no primeiro voo do avião, mas o piloto fez um pouso impecável

Um flagra de uma manobra habilidosa foi registrado no final do ano passado, mas começou a circular nas redes apenas agora. Nele, um piloto conduz um Pilatus a um pouso perfeito, mesmo com o motor parado.

Cena do vídeo apresentado a seguir

O caso aconteceu em dezembro do ano passado, no primeiro voo de teste de um novo avião Pilatus PC-12NG, de matrícula HB-FXR. O turboélice tinha decolado da fábrica da Pilatus em Stans, na Suíça, mas enfrentou problemas em voo e precisou desligar o seu único motor, planando até o aeroporto onde fora fabricado.

As autoridades foram avisadas do problema e os bombeiros do aeroporto ficaram a postos ao lado da pista, como é possível ver no vídeo baixo. No final, o pouso foi tão bom quanto o de um avião em perfeito funcionamento.

A técnica do piloto foi tão boa que não foi possível ver nem um mínimo resquício de fumaça ou marca do contato dos pneus com o solo na hora do toque, assim como o barulho do pouso não foi captado, de tão suave. O vídeo está abaixo (esperar pelo carregamento):

Por ser um voo de testes e uma aeronave que é da própria Pilatus, utilizada para demonstração e avaliações, o piloto era da própria empresa, sendo uma pessoa bastante experiente no modelo e conhecedor do aeroporto, o que lhe deu certa vantagem, mas não anula sua habilidade e nem reduz o destaque da segurança de voo, mesmo com o motor parado.

O vídeo não tinha obtido muito alcance, até que dias atrás uma conta no Twitter publicou um trecho da filmagem, e ela começou a ser compartilhada nas redes sociais, tendo atingido, apenas nesta plataforma, dezenas de milhares de visualizações.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile