Início Regulamentação

MP com medidas trabalhistas favoráveis às mulheres pode beneficiar aeronautas: SNA

Divulgação – SkyWest Airlines

O governo federal publicou na última quinta-feira (5) no Diário Oficial da União a Medida Provisória nº 1.116/22, que institui o programa Emprega +Mulheres e Jovens –pacote de medidas trabalhistas para promover a inserção e manutenção desse público no mercado de trabalho.

Em nota, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) diz entender que a medida pode beneficiar as mulheres da aviação.

Entre os principais pontos favoráveis à categoria, a MP prevê o pagamento pela empresa de reembolso-creche para trabalhadores com filhos até cinco anos, antecipação de férias, suspensão de contrato de trabalho para acompanhamento do desenvolvimento dos filhos e compartilhamento da prorrogação de licença paternidade por 60 dias.

Além disso, prevê a liberação do FGTS para pagamento de despesas com creche e qualificação profissional de mulheres, assim como o estímulo à ocupação das vagas de gratuidade do Sistema S por mulheres e priorização de mulheres vítimas de violência doméstica. A medida provisória ainda será analisada pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Informações do SNA

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile