Uma mulher de 20 anos, residente de Glendale, nos Estados Unidos, foi condenada a quatro meses de prisão federal, seguidos por 36 meses de liberdade supervisionada, após se declarar culpada de agredir uma agente da Administração de Segurança no Transporte (TSA) no Aeroporto Internacional Phoenix-Sky Harbor devido a uma garrafa de suco de maçã.
Ma’Kiah Cherae Coleman admitiu ter agredido a oficial federal no ataque ocorrido em 23 de abril de 2024. O incidente resultou na hospitalização da agente da TSA, que sofreu uma concussão após ser atingido de cinco a seis vezes na cabeça. Além da pena de prisão, Coleman também foi proibida de voar em voos comerciais durante os três anos de sua liberdade supervisionada.
Segundo documentos apresentados no tribunal distrital do Arizona, o surto de Coleman teria começado quando sua bagagem de mão foi encaminhada para uma triagem secundária, após os agentes da TSA detectarem um líquido em quantidade superior ao permitido.
Com medo de perder seu voo, Coleman teria tentado pegar a bandeja com sua bagagem das mãos de um dos agentes. Seguiu-se uma breve disputa, até que Coleman supostamente atingiu a oficial com uma cotovelada na cabeça, informou o PYOK.
Imagens das câmeras de segurança registraram o incidente. Coleman tentou pegar sua bagagem por trás de uma longa mesa de metal antes de sentar-se em um banco. Momentos depois, ela se levantou repentinamente e, novamente, tentou alcançar sua mala.
Quando uma agente tentou impedi-la, Coleman reagiu violentamente, agarrando o rabo de cavalo da agente com ambas as mãos e batendo sua cabeça contra a mesa. Ela desferiu de três a cinco socos na lateral da cabeça da agente, enquanto outros oficiais corriam para socorrer a colega. Durante a confusão, Coleman continuou segurando o rabo de cavalo da vítima e, em certo momento, chegou a morder o cabelo da agente enquanto os outros tentavam separá-las.
A polícia do aeroporto foi acionada e chegou rapidamente ao ponto de controle da TSA, onde detiveram Coleman. O incidente forçou o fechamento temporário de um dos principais pontos de controle do Aeroporto Phoenix Sky Harbor, causando atrasos para diversos passageiros.
A confusão começou quando Coleman esqueceu uma garrafa de suco de maçã em sua bagagem de mão, o que foi detectado pela máquina de raio-x. Como a garrafa não estava em conformidade com a regra 3-1-1 da TSA, a bagagem precisou ser revistada manualmente antes de ser liberada.
Leia mais: