Uma funcionária de uma companhia aérea espanhola quase morreu depois de beber uma xícara de café de uma máquina de venda automática no aeroporto Son Sant Joan, perto de Palma, em Maiorca, no início deste mês, depois de sofrer choque anafilático.
Segundo o Diario de Mallorca, a mulher de 21 anos comprou a xícara de café durante um intervalo e inicialmente notou um gosto estranho antes de perceber de repente que a xícara estava infestada de insetos.
A vítima quase imediatamente começou a sofrer uma reação alérgica com risco de vida ao consumir os insetos, à medida que seu rosto e garganta começaram a inchar. Incapaz de respirar, os médicos administraram injeções de adrenalina para combater os efeitos da anafilaxia antes de levá-la às pressas para um hospital local, onde ela teve que ser tratada na unidade de cuidados intensivos.
Após 36 horas no hospital, a jovem vítima finalmente teve alta. Desde sua liberação após o incidente de 22 de abril, a família da vítima apresentou uma queixa à polícia espanhola, alegando um possível crime de saúde pública. Não surpreendentemente, a máquina de venda automática no centro do incidente foi fechada.
Enquanto muitos pacientes alérgicos podem saber exatamente do que são alérgicos, algumas vítimas podem não ter ideia de que podem ter uma reação potencialmente fatal a algo aparentemente inofensivo.
É por isso que recentemente a Southwest Airlines decidiu começar a estocar autoinjetores de EpiPen, que contêm uma dose salvadora de epinefrina, que pode reverter rapidamente os efeitos do choque anafilático.
Atualmente, a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) exige apenas que as companhias aéreas carreguem frascos de dose única de epinefrina, que devem ser administrados por um profissional médico treinado com uma seringa. As regras atuais não foram atualizadas desde 2004.