Início Aviação Militar

Museu Aeroespacial abriu suas portas para o “Aulão Militar” com mais de 600 alunos

O Museu Aeroespacial (MUSAL) da Força Aérea Brasileira (FAB), localizado na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro, informa que abriu suas portas no último sábado, 2 de setembro de 2023, para a equipe do Sistema Elite de Ensino realizar o chamado “Aulão Militar” para seus alunos, que estão se preparando para os concursos das Escolas Militares.

O “Aulão Militar” é uma atividade própria dessa Instituição Educacional, cuja finalidade primordial é proporcionar motivação e uma grande revisão dos principais tópicos das matérias na preparação final visando às provas de acesso às Academias Militares.

Neste ano de 2023, esse dia intenso de revisões contou com a participação de mais de 600 alunos de várias unidades do Colégio e Curso Elite (bairros Madureira, Bangu, Campo Grande, Santa Cruz, Vila Valqueire e Ilha do Governador) e teve a imprescindível parceria do Museu Aeroespacial que, além de ceder um de seus hangares para a realização das aulas, possibilitou que os alunos tivessem um grande aprendizado diferenciado, estando dentro de um ambiente militar, sentindo e vivenciando a realidade dessa atmosfera tão almejada por esses jovens.

Ao final das aulas, antes de percorrerem as áreas expositivas do museu, os alunos assistiram uma breve palestra sobre a carreira militar, ministrada pelo Coronel de Infantaria Vander Vagner Saito da Rocha, e sobre o próprio Museu Aeroespacial com o Suboficial Marcelos dos Santos Lima, ambos do efetivo do MUSAL.

Durante a visita às exposições, os alunos tiveram a oportunidade de aprender a respeito da evolução da Aviação, bem como sobre as tecnologias empregadas ao longo do tempo, apreciando de perto aeronaves históricas e entendendo como diversos fundamentos físicos e matemáticos, por exemplo, contribuíram para o desenvolvimento da aviação.

Um dos objetivos da visita foi ambientar os alunos com o contexto histórico do Campo dos Afonsos na Aviação Brasileira e Mundial e da Força Aérea Brasileira, servindo como um importante complemento na formação dos jovens postulantes à carreira militar, por intermédio dessa atividade histórico-cultural.

Segundo o MUSAL, a emoção tomou conta dos visitantes verdadeiramente, o que ficou muito claro nas impressões deixadas pelo coordenador do “Aulão”, Professor Judson Bernardino. Ele disse que a visitação foi uma excelente oportunidade extraclasse para os futuros militares conhecerem os primórdios da Aviação Militar, uma vez que essa bela exposição mostra muito bem a História das três Forças Armadas e o verdadeiro espírito patriota do militar.

“Além disso, os alunos puderam aprimorar seus conhecimentos visualizando fatos reais como a Campanha da FAB na II Guerra Mundial, diferentes daqueles abordados tradicionalmente durante a formação de sala de aula”, finalizou o coordenador.

Sair da versão mobile