Início Aviação Militar

Museu Aeroespacial (MUSAL) está com exposição da réplica do caça F-39 Gripen até o dia 20 deste mês

A réplica do Gripen, que é exposta em diversos eventos pelo Brasil – Imagem: Força Aérea Brasileira

O Museu Aeroespacial (MUSAL) da Força Aérea Brasileira (FAB), localizado no Campo dos Afonsos, na cidade do Rio de Janeiro, informa que está com uma atração especial exposta ao longo deste mês.

Como parte das comemorações referentes ao 150º Aniversário de Santos Dumont, a réplica em tamanho real do novo caça multimissão F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira estará aberta à visitação até o dia 20 de agosto.

O acesso a todas as áreas expositivas do Museu Aeroespacial é livre. A única exceção é a visitação à cabine da réplica do Gripen, que ocorre mediante agendamento prévio. A visitação ocorre de terça a domingo, das 9h às 17h, e o agendamento é feito online, através deste link.

A réplica é idêntica ao equipamento real, um caça de última geração que inclui o Brasil no seleto grupo de operadores de aeronaves de alta tecnologia, equiparando a FAB às mais modernas Forças Aéreas do mundo.

F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira

O F-39 Gripen conta com um sistema completo de combate e funcionalidades que extrapolam as capacidades de qualquer outra aeronave já operada pela Força. Foi projetado para missões ar-ar, ar-mar e ar-solo, sob quaisquer condições meteorológicas, sendo considerado um dos caças mais ágeis em combate na atualidade.

A primeira aeronave multimissão F-39 Gripen chegou ao Brasil em setembro de 2020, após ter sido transportada em um navio, que partiu de Norrköping, na Suécia. Outros exemplares já chegaram da mesma maneira, porém, a primeira unidade a ser feita no Brasil já está sendo montada no país.

Desde a assinatura do contrato de aquisição de 36 caças, em outubro de 2014, vem sendo executado um Programa de Transferência de Tecnologia, que fornece à indústria aeroespacial brasileira a tecnologia e o conhecimento necessários para manter e desenvolver o F-39 Gripen no país.

Entre as áreas contempladas, estão o treinamento teórico, programas de pesquisa e tecnologia, treinamento on-the-job na Suécia, desenvolvimento e produção.

Sair da versão mobile