O Museu Aeroespacial (MUSAL), da Força Aérea Brasileira (FAB), localizado no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro (RJ), informa que recebeu, na manhã da segunda-feira, 16 de setembro de 2024, uma comitiva do Colégio de Defesa Nacional das Forças Armadas de Honduras.
A delegação veio ao Brasil com o objetivo de conhecer as capacidades operacionais e as Instituições Militares das Forças Armadas Brasileiras, com destaque para a visita ao MUSAL, um dos principais centros de preservação da história aeronáutica do país.
Simone Santiago, coordenadora da Seção de Adidos de Defesa do Ministério da Defesa do Brasil, comentou sobre a escolha do Museu Aeroespacial (MUSAL) como parte do itinerário da comitiva:
“No Ministério da Defesa, é uma prática comum recebermos comitivas estrangeiras e apresentarmos o funcionamento das nossas Organizações Militares. A inclusão do MUSAL no roteiro foi especialmente significativa, pois é a primeira vez que trazemos uma delegação ao Museu Aeroespacial. A sugestão partiu de um Coronel da FAB, que faz parte do Ministério e ressaltou a importância de mostrar essa parte da história do Brasil aos visitantes.”
Após um coffee break de boas-vindas, a comitiva foi recebida pelo Cel Av R/1 Sarandi Oliveira da Silva, Chefe da Assessoria de Comunicação Social do MUSAL, que apresentou a missão do Museu, enfatizando seu papel na preservação e divulgação da história da aviação brasileira.
Ele destacou também a importância de resguardar a memória da FAB e valorizar símbolos nacionais, como a bandeira, bem como o civismo e patriotismo, que são essenciais para a identidade da nação brasileira.
Logo após a breve apresentação, a delegação foi conduzida por mediadores do MUSAL, acompanhados por intérpretes do Centro de Idiomas da UNIFA (Universidade da Força Aérea), para um tour por todas as áreas expositivas, quando foram apresentados a diversos itens históricos de grande relevância, podendo observar de perto mais de 70 aeronaves históricas.
Entre as exposições visitadas, destacaram-se aquela dedicada a Alberto Santos Dumont, onde conheceram mais sobre a Vida e Obra do Pai da Aviação, além da Sala “FAB na Guerra”, que possibilitou uma verdadeira imersão sobre a participação da Força Aérea Brasileira nesse grande conflito mundial.
O Coronel de Aviação Jorge Alexis González Zuniga, Adido de Defesa de Honduras no Brasil, destacou a importância da visita ao MUSAL:
“O Conselho de Defesa Nacional de Honduras está visitando as instalações do Museu Aeroespacial com o objetivo de ampliar nossos conhecimentos e obter uma nova perspectiva sobre a Força Aérea Brasileira. Essa experiência é extremamente valiosa, pois permitirá que transmitamos esses aprendizados ao nosso país, enriquecendo nossa compreensão e colaboração com o Brasil.”
Para o Coronel de Infantaria Amílcar Hernández Hernández, Vice-Reitor do Colégio de Defesa Nacional de Honduras, o Brasil desempenha um papel estratégico significativo no cenário mundial, o que torna a visita ao MUSAL ainda mais relevante:
“Esta viagem faz parte da programação acadêmica anual do Colégio de Defesa, que promove uma viagem internacional a cada ano. Escolhemos o Brasil por sua importância estratégica e estamos ansiosos para que nossos alunos obtenham uma compreensão mais profunda das capacidades e desafios que o país enfrenta.”
Por fim, foram feitos agradecimentos por parte dos visitantes, quando ficou evidenciada a magnitude e importância desse tipo de visita, pois, além de aumentar a interação entre as nações, possibilita a troca de informações sobre a História da Aviação.
Informações do MUSAL