Na comemoração da Copa, jogadores da Argentina tiveram que ser evacuados de helicóptero

Na última terça-feira (20), a capital da argentina explodiu em comemorações com milhões de torcedores venerando a seleção após a vitória e o título conquistado no campeonato mundial no Catar. Durante a festa, conforme informado antes, a aviação, por meio da Força Aérea Argentina, também esteve presente, organizando o voo baixo de dois IA-63 Pampas e dois A-4AR Fightinghawks sobre a Avenida 9 de Julio.

Na mesma tarde, durante o trajeto até o Obelisco, a caravana que levava os jogadores teve que mudar de rota por conta de um incidente no percurso, além dos quase 6 milhões de torcedores e a inviabilidade de continuar adiante com a delegação. Com isso, os jogadores precisaram ser “resgatados” por meio de helicópteros da Prefeitura Naval Argentina e da Polícia Federal Argentina.

Por volta das 15h30 locais, o comboio desviou-se do trajeto originalmente planejado e foi direcionado para a academia da Polícia Federal. Lá, os jogadores embarcaram em 6 helicópteros do modelo Airbus AS365N3+ Dauphin da Prefeitura Naval e Airbus H135 da Polícia Federal, conforme repercutido pelo Aviacionline.

Todos os helicópteros realizaram passagens sobre a torcida, que se concentrava na avenida 9 de Julio, e em seguida voaram em direção ao centro de treinamento do time, em Ezeiza. Informações indicam que o H-01, um Sikorsky S-76 Spirit presidencial, também foi visto em Ezeiza.

A porta-voz da presidência da Argentina, Gabriella Cerutti, explicou a mudança através de um tweet. “Os campeões mundiais estão sobrevoando todo o percurso em helicópteros porque ficou impossível continuar em terra devido à explosão de alegria popular. Vamos continuar celebrando em paz e demonstrando a eles nosso amor e admiração”.

O jogador meio-campista Enzo Fernandez, integrante do elenco campeão e destaque jovem da Copa, publicou em suas redes imagens a bordo de um dos helicópteros, conforme pode ser assistido abaixo.

Helicópteros utilizados na missão

O AS365 Dauphin é um helicóptero bimotor médio multifunção originalmente projetado e fabricado pela Aérospatiale, agora propriedade da Airbus. Já o Eurocopter EC135, agora chamado de Airbus Helicopters H135, é um helicóptero civil bimotor fabricado pela Airbus Helicopters. A Polícia Federal Argentina também possui um H145 do mesmo fabricante.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias