Início Empresas Aéreas

Na Coreia do Norte, a companhia aérea local está movimentando seus aviões de forma incomum

Foto de Fedor Leukhin, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Imagens de satélite indicam que aeronaves de passageiros norte-coreanas passam por manutenção em um nível “incomum” em Pyongyang, disse um site dos EUA que monitora a Coreia do Norte, estimulando especulações sobre a possível retomada do serviço da Air Koryo suspenso pelo COVID-19.

Várias aeronaves operadas pela transportadora nacional da Coreia do Norte passaram por hangares de manutenção no Aeroporto Internacional de Sunan, em Pyongyang, desde o início de maio, informou a 38 North na terça-feira em um relatório, citando imagens de satélite comercial.

Embora permaneça cauteloso sobre se essas atividades são resultado de manutenção de rotina ou um possível sinal de retomada do serviço aéreo de passageiros em um futuro próximo, a matéria disse que esse nível de movimento é “notável” em comparação com as imagens observadas durante o período da pandemia.

“Embora as aeronaves Air Koryo tenham entrado e saído da área de manutenção nos últimos doze meses, é incomum que um número tão grande tenha sido atendido em um período tão curto de tempo”, afirmou.

O relatório veio em meio a especulações crescentes de que a Coreia do Norte, que sofreu dificuldades econômicas devido a sanções e restrições de fronteira auto impostas do COVID-19, pode reabrir sua fronteira com a China, à medida que as preocupações com a pandemia diminuem.

No mês passado, o novo embaixador da China chegou a Pyongyang para iniciar suas funções oficiais depois que sua chegada foi adiada por anos devido às restrições de fronteira do Norte, em outro sinal sugerindo que o Norte pode estar se preparando para reabrir sua fronteira.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile