Na primeira ‘saída’ internacional, o maior avião da Força Aérea voa a Washington

KC-30 FAB 2901

Após chegar ao Brasil no final de julho e ser oficialmente entregue ao Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, o novo maior avião da história da Força Aérea Brasileira (FAB) efetuou no último sábado, dia 10 de setembro, seu primeiro voo internacional.

Desde que foi incorporado, o Airbus A330-200 de matrícula FAB 2901, designado KC-30 na FAB, havia apenas feito voos locais nas proximidades do Galeão e se deslocado até Brasília para aparição no desfile aéreo do Bicentenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro.

Mas na última sexta-feira, 9 de setembro, o novo vetor militar de transporte de longo alcance do Brasil se deslocou a Brasília para partir, no dia seguinte, direto para os Estados Unidos de América.

Conforme histórico das plataformas de rastreamento online, o FAB 2901 decolou da capital federal no meio da manhã do sábado, e após cerca de 12 horas de voo, pousou no Aeroporto Internacional Washington Dulles, que serve à capital dos EUA, Washington D.C.

O KC-30 chegando a Washington no sábado – Imagem: FlightRadar24

Até a publicação desta matéria não havia informações sobre a razão do primeiro voo internacional do KC-30. Também não há novos registros de voos da aeronave nas plataformas de rastreamento desde o sábado, portanto, provavelmente ela permanecia no local até esta quarta-feira, 14 de setembro.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias