Na reta final, obra no Aeroporto de Cacoal (RO) permitirá voos por instrumentos

Foto: Governo de Rondônia

O trabalho do Governo de Rondônia para a adequação da faixa de pista do Aeroporto Capital do Café, em Cacoal, entra na reta final. O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes de Rondônia (DER), por meio da 4ª Residência Regional, tem atuado na ampliação das faixas da pista e na adequação das áreas de segurança de fim de pista (área de escape), denominada Resa.

As adequações são necessárias para que o Aeroporto Capital do Café receba o certificado para operação por instrumento. Emitido pela Agência Nacional de Aviação (ANAC), o documento atesta que as condições operacionais do aeroporto estão em conformidade com os requisitos de segurança e especificações da Agência. A operação por instrumento gera mais segurança no momento do pouso e decolagem, especialmente se as condições meteorológicas não permitirem a visibilidade mínima da pista.

“Muitas vezes aconteceu do avião chegar próximo ao Aeroporto de Cacoal e não poder pousar por falta de visibilidade. Mas agora, com a adequação das faixas de pista e a implantação dos instrumentos, esse problema será resolvido”, destaca o secretário regional do Governo de Rondônia, José Moura.

Atendendo às normas exigidas pela Anac, a ampliação das faixas laterais da pista do aeroporto vai expandir de 70 para 140 metros a largura total. Essas áreas têm como objetivo proteger a aeronave e os passageiros durante as operações de pouso e decolagem, reduzindo o risco de danos, caso a aeronave saia dos limites da pista. As faixas servem ainda para facilitar a movimentação de equipes de salvamento e de combate a incêndio.

“Esse trabalho está sendo feito ao longo dos 2.100 metros da pista do Aeroporto Capital do Café. O DER está executando toda a regularização das camadas, aterro, corte de material, terraplanagem e a remoção de toda a camada vegetal, ou seja, está sendo feita toda a adequação exigida pela Agência Nacional de Aviação”, explicou o residente regional do DER, Emiliano Mancuso.

Informações do Governo de Rondônia

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Air Botswana vai adquirir mais aeronaves Embraer para aumentar presença na...

0
A Air Botswana, apesar dos diversos desafios enfrentados, está pronta para alçar voos mais altos, desta vez com ajuda financeira do governo