“Nada de avião, pegue o trem”, bradam ativistas em protesto contra nova rota de pouso em Amsterdã

Imagem: Cjh1452000 / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia

Na manhã desta sexta-feira, centenas de pessoas reuniram-se no prédio do governo provincial em Utrecht para protestar contra a intenção do ministro de Infraestrutura da Holanda, Mark Harbers, de abrir uma quarta rota de aproximação ao aeroporto de Amsterdã-Schiphol, no sudeste da Holanda.

Aqueles contrários à expansão do tráfego aéreo receberam apoio dos manifestantes que chegaram de bicicleta para o prédio e levantaram cartazes com frases como: “Nada de avião, pegue o trem” e “De quem é o céu?”.

Eles temem que a adoção da quarta rota resulte em ruídos indesejáveis, emissões de material particulado, óxidos de nitrogênio e benzeno. Atualmente, o tráfego aéreo em Schiphol aproxima-se ao aeroporto com base em três rotas diferentes no território holandês. No entanto, segundo o ministro Harbers, a quarta rota tornará o espaço aéreo holandês mais eficiente.

Uma porta-voz do protesto informou que 40 mil assinaturas foram coletadas contra o plano de abertura da rota até agora. Ela também destacou que os manifestantes planejam entregar as assinaturas, juntamente com uma petição, ao Comitê de Aviação, quando se reunir em Haia no dia 27 de junho.

Apesar da resistência, o ministro Mark Harbers ainda planeja prosseguir com o plano de abertura da quarta rota de aproximação do Schiphol. Os ativistas esperam que o Conselho de Aviação reconsidere o plano antes da data de 27 de junho.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias