Não homologado, alongamento da pista do aeroporto de de Foz do Iguaçu segue inútil

Imagem: Geraldo Bubniak/AEN

Inaugurado em abril de 2021, mas inutilizada até os dias de hoje, o alongamento da pista do aeroporto internacional das Cataratas, na cidade turística de Foz do Iguaçu (PR) levantou ‘curiosidade’ e suspeita dos usuários do terminal e da imprensa local que foram investigar o porquê da melhoria, tão importante para voos internacionais, estar sem uso.

De acordo com informações do site H2FOZ, a obra, que foi entregue em abril de 2021 por diversas autoridades como o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador do estado Ratinho Júnior (PSD), contou com investimentos do Governo Federal, por meio da Infraero, da Usina Hidroelétrica de Itaipu e também do Governo do Estado, totalizando R$ 53,9 milhões.

Com isso, a pista foi aumentada em aproximadamente 664 m, passando de 2.194 metros para 2.858.

Mas porque ela está parada – Em resposta para o site, a atual administradora do aeroporto, a CCR, que assumiu o terminal no mesmo mês da entrega da ampliação, explicou que apesar da obra estar pronta, de já ter sido entregue, não teve todo o seu processo concluído, como a implementação de sinalização horizontal e equipamentos de auxílio à navegação aérea, que devem ser feitos pela Infraero, e com isso, a extensão ainda não está homologada.

A concessionária não divulgou prazos ou data prevista para que a implementação da sinalização e equipamentos por parte da empresa veiculada ao Ministério da Infraestrutura aconteça.

Infraero Obras Pista Foz do Iguaçu
Foto da reforma de alongamento da pista em curso, no ano de 2020. Imagem: Infraero

Leia também:

Arthur Gimenes Prado
Arthur Gimenes Prado
Estudante do Ensino Médio, foi repórter e comentarista na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, em Araraquara/SP cobrindo o esporte local. Também conta com passagem como colunista no Portal do Andreoli e fez participações especiais na Record News, Rádio CBN, EPTV e RedeTV!ES. Atualmente também atua na área de assessoria parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) como estagiário.

Veja outras histórias

Projeto de Lei propõe valorização do Aeroporto Carlos Prates, em BH,...

0
Proposição também proíbe supressão ou alteração da flora do Parque Maria do Socorro Moreira, situado no terreno do aeroporto.