Um incidente envolvendo um caminhão de serviços e um Airbus A320 deixou o nariz da aeronave danificado nesta quinta-feira, 19 de maio, no Aeroporto Internacional King Khalid, em Riyadh, na Arábia Saudita.
Segundo imagens e informações preliminares publicadas, o veículo envolvido na colisão é uma plataforma de serviços médicos da companhia Saudi Ground Services e o avião é o A320neo registrado sob a matrícula HZ-FAP.
O avião foi entregue direto da fábrica para a companhia saudita flydeal no final de dezembro de 2021, portanto, tem pouco mais de 5 meses de uso.
Dados da plataforma RadarBox de rastreamento online indicam que o jato foi utilizado pela última vez nesta quinta-feira, no voo F3-204, entre Tabuk e Riyadh. O pouso ocorreu por volta das 10h20 locais da manhã (04h20 no horário de Brasília).
A região atingida é o radome, um cone flexível que cobre o radar meteorológico da aeronave, porém, pela posição em que o caminhão se encontra, nota-se que ele chegou a atingir a estrutura da aeronave na base do radome.
حادثة تصادم بين معدة الرافعة الطبية التابعة لشركة الخدمات الارضية @Saudi_GS وطائرة من طراز A320 تابعة لـ #طيران_اديل في مطار الملك خالد الدولي بالرياض اليوم ، حيث يتضح من الصور تضرر بدن مقدمة الطائرة وخروجها من الخدمة لحين اصلاحها #اخبار_الطيران ✈️ pic.twitter.com/xYgEuNTGWi
— عشاق عالم الطيران (@AviationWG) May 19, 2022
Até a publicação dessa matéria, ainda não havia mais detalhes que indicassem como a colisão ocorreu e qual a real extensão dos danos. A aeronave permanecia no solo no aeroporto de Riyadh mais de 10 horas após o pouso.