Início Variedades

NASA desativa o Twin Otter mais antigo ainda voando, com quase 57 anos

Foto: John Davies, GFDL 1.2, via Wikimedia Commons

A NASA desativou o avião De Havilland Canada DHC-6 Twin Otter mais antigo ainda voando, com quase 57 anos de existência. O avião, registrado como N607NA e número de série 004, foi usado nos últimos 40 anos pelo órgão espacial para coletar dados ambientais e testar novas tecnologias para a indústria da aviação.

Como reporta o site alemão aeroTELEGRAPH, esse avião foi usado para estudar como o gelo pode se acumular sob várias condições e também para monitorar o crescimento de algas em lagos. São apenas pequenos exemplos, mas ao longo de décadas, as descobertas e análises foram fundamentais para diversos programas da NASA.

Agora, o avião, que decolou pela primeira vez em 13 de abril de 1966, vai para a Middle Tennessee State University (MTSU). A universidade vai usar o DHC-6 para treinar seus alunos em reparos na fuselagem, trabalho nos controles de voo e outras inspeções no nível sistema, usando seu motor Pratt & Whitney PT-6, comum na aviação.

Phil Beck, responsável pelo avião por 15 anos, disse que estava triste por ele não voar mais, mas que era mecanicamente e financeiramente impraticável continuar. Segundo ele, com a passagem da aeronave para uma escola e seu emprego na educação, ela terá um fim digno e seu legado ainda viverá por vários anos.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile