NASA e Boeing vão testar em um avião a nova ideia de Asa Treliçada Transônica

Imagem: Boeing

Em comunicado emitido nessa quarta-feira, 18 de janeiro, a Boeing informa que a NASA a selecionou para liderar o desenvolvimento e os testes de voo de um avião de demonstração TTBW (Transonic Truss-Braced Wing, ou Asa Treliçada Transônica) em escala real.

As tecnologias demonstradas e testadas como parte do programa Demonstrador de Voo Sustentável (SFD) fornecerão informações para projetos futuros e poderão resultar em aerodinâmica revolucionária e ganhos de eficiência de uso de combustível.

Quando combinado com os avanços esperados em sistemas de propulsão, materiais e arquitetura de sistemas, um avião de corredor único com configuração TTBW pode reduzir o consumo de combustível e as emissões em até 30% em relação aos aviões de corredor único mais eficientes de hoje (como as famílias 737 MAX e A320neo), dependendo da missão.

Asas ultrafinas sustentadas por suportes, com envergaduras maiores e razões de aspecto (afilamento) mais altas, podem eventualmente acomodar sistemas de propulsão avançados que são limitados pela falta de espaço sob as asas nas configurações atuais de aviões de asa baixa. Para o demonstrador, a Boeing usará elementos de aeronaves existentes e os integrará com componentes totalmente novos.

Conforme as concepções gráficas publicadas hoje, duas versões são planejadas para o projeto, batizadas de VS-1 e VS-2.

Imagem: Boeing
Imagem: Boeing

O conceito de fuselagem TTBW é o resultado de mais de uma década de desenvolvimento apoiado pela NASA, Boeing e investimentos da indústria.

Sob programas anteriores da NASA, incluindo o programa de pesquisa de aeronaves Subsonic Ultra Green da agência, a Boeing realizou extensos testes em túnel de vento e modelagem digital para avançar no projeto do TTBW. Os primeiros estudos conceituais começaram no programa de Aviação Ambientalmente Responsável da NASA.

Informações da Boeing

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Mais dois passageiros que voaram de Manaus foram pegos pela PF...

0
Como tem sido visto com bastante recorrência, o Aeroporto de Manaus continua sendo um ponto frequente de embarques de pessoas com drogas.