Início Controle de Espaço Aéreo

NASA estuda soluções para viabilizar o transporte massivo da nova mobilidade aérea avançada

Imagem: NASA Graphics / Kyle Jenkins

Hoje, podemos receber encomendas mais rapidamente do que nunca, graças aos pedidos online e aos serviços de entrega rápida. A demanda por esse tipo de entrega rápida continua a aumentar e novos métodos de transporte de carga são necessários para acompanhar.

Diante disso, a NASA (agência aeronáutica e especial dos Estados Unidos) destaca que está qualificada de forma única para revolucionar a indústria de transporte de carga, encontrando soluções para modos mais rápidos e limpos de movimentação de pacotes, usando grandes aeronaves de entrega de carga e pequenos drones de entrega de pacotes.

Atualmente, a NASA está em parceria com a Elroy Air e a Reliable Robotics, ambas projetando protótipos de aeronaves de entrega de carga de AAM (Advanced Air Mobility, ou Mobilidade Aérea Avançada). O objetivo da parceria é aprender mais sobre essas aeronaves à medida que são construídas e testadas.

“Vemos que o transporte de carga não tem os mesmos desafios que o transporte humano, então é uma boa maneira de construir experiência e confiança nessas novas operações de aviação antes que sejam estendidas ao transporte humano”, diz Kurt Swieringa, vice-gerente de projeto de tecnologia para o projeto ATM-X (Air Traffic Management eXploration, ou eXploração de Gerenciamento de Tráfego Aéreo).

A NASA está pesquisando como essas novas aeronaves se integrarão ao ambiente existente do aeroporto e ao espaço aéreo dos EUA como um todo. A ideia é usar muitas aeronaves para movimentar muitas cargas e pacotes sob demanda.

Os atuais sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo não podem lidar com a escala de operações que é prevista pela missão AAM da NASA, portanto, será necessária uma dependência adicional de comunicações digitais e autonomia para integrar com segurança essas novas operações no espaço aéreo.

A AAM encontrará soluções seguras para mover mais pacotes por via aérea, e as áreas de pesquisa em gerenciamento de tráfego aéreo, automação, design de aeronaves e garantia de segurança precisarão ser combinadas para tornar essas operações uma realidade. As agências governamentais, a indústria e o público precisarão unir seus esforços para integrar com segurança esta nova classe de aeronaves.

A visão da NASA é mapear novos sistemas de transporte aéreo seguros, acessíveis e economicamente viáveis, juntamente com parceiros da indústria e da comunidade e a FAA (Federal Aviation Administration, ou Administração Federal de Aviação).

Esses novos recursos permitiriam que passageiros e carga viajassem sob demanda em aeronaves inovadoras e automatizadas pela cidade, entre cidades vizinhas ou para outros locais normalmente acessados ​​hoje por carro.

Informações da NASA