Nella cruza o Oceano e inicia projeto para abrir uma empresa aérea em Portugal

A empresa aérea Nella Airlines, liderada pelo brasileiro Maurício Souza, cruzou o Atlântico para iniciar um projeto na Europa. Isso é que o relata uma longa matéria da Forbes Portugal, que destaca a iniciativa de Souza de investir no mercado aéreo português, sob justificativa de que ali há muito espaço para inovação e crescimento.

A reportagem não detalha como se dará a entrada de Souza e da Nella no mercado português. Em contato com o próprio empresário, o AEROIN foi informado que, em breve, as novidades serão anunciadas.

Atualmente, a Nella controla a empresa aérea boliviana Amaszonas, além de ter outros empreendimentos na Venezuela e Paraguai. No Brasil, a companhia lida com um processo de certificação conturbado há mais de dois anos. Inicialmente, o projeto estava registrado sob a marca Nella Linhas Aéreas, mas atualmente corre sob o nome de Regional Linhas Aéreas. O processo avança vagarosamente na ANAC e está na fase 3 de um total de cinco, como verificou o AEROIN.

Souza disse que a demora na certificação se deve ao fato do mercado brasileiro “ser um dos mais críticos e burocráticos do mundo”, mas que agora a empresa está próxima de lograr êxito e obter sua outorga para fazer voos de passageiros e carga. O passo crucial, na fase 4 da certificação, será a importação da primeira aeronave. Sem ela, o processo não pode ser concluído.

Há alguns anos, a Nella ficou em evidência na mídia brasileira após prometer voos regionais com uma experiência diferenciada e humana aos passageiros e funcionários. Depois, os planos foram ficando maiores, mas não saíram do papel. Enquanto isso, a equipe de gestão mudou três vezes, as equipes internas também tiveram baixas e, em meio a tais polêmicas e falta de um desfecho, o projeto acabou saindo dos holofotes.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias