Nenhuma solução à vista: Airbus cancela um terceiro A350 para a Qatar Airways

A Airbus cancelou a entrega e rescindiu o contrato com a Qatar Airways para a entrega de mais um A350. Este é o terceiro exemplar cancelado pelo fabricante europeu no contexto da disputa pelos problemas com a pintura da aeronave.

Relata o site parceiro Aviacionline que nos dois primeiros exemplares, a companhia aérea recusou a entrega, mas agora foi a vez da fabricante se recusar a enviar uma unidade para a transportadora de bandeira do Catar.

Enquanto isso, conforme relatado pela Reuters, o número de A350 estacionados pela companhia aérea já atingiu 23 unidades e o prejuízo já teria chegado na casa do bilhão de dólares. 

A disputa está agora se aproximando de seu primeiro ano e parece não haver fim à vista. A Airbus deu a entender que, até que a batalha legal seja resolvida, está preparada para revogar um a um os contratos do A350 não entregues à companhia aérea do Golfo. 

Isso se soma à rescisão do contrato de cinquenta A321neo no mês passado. Sobre esse tema, a Qatar vai pedir na quinta-feira que a liminar imposta pelo tribunal britânico, que impede a Airbus de efetivar o cancelamento dos A321, seja prorrogada

Assim, a proibição imposta ao fabricante de rescindir o contrato permanece em vigor até que a disputa sobre o A350 seja resolvida.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias