Netflix lança documentário sobre a Boeing e acidentes com o MAX; veja o trailer

Imagem: Netflix

A Netflix lança no Brasil em 18 de fevereiro o novo e aguardado documentário sobre um dos maiores escândalos da aviação contemporânea. Queda Livre: a Tragédia do Caso Boeing (Downfall: The Case Against Boeing) irá abordar os incidentes corporativos e a atuação da Boeing em relação aos dois acidentes com o então recém-lançado 737 MAX.

O filme é produzido pela própria Netflix e dirigido pela cineasta Rory Kennedy, indicada ao Oscar em 2015 pelo documentário Last Days in Vietnam. De acordo com a sinopse divulgada pela distribuidora, a produção terá tom fortemente crítico a fabricante de aviões e acusará os interesses de mercado por serem colocados acima da segurança.

Entre outubro de 2018 e março de 2019, cerca de um ano depois do início das operações comerciais, dois Boeing 737 MAX caíram por problemas técnicos pouco depois das decolagens. Nas tragédias, registadas pelas companhias aéreas Lion Air e Ethiopian Airlines, morreram 338 pessoas. Outros problemas foram relatados por tripulações pelo mundo, porém sem fatalidades.  

O documentário é guiado por especialistas em aviação, jornalistas, ex-funcionários da Boeing, parlamentares do Congresso dos Estados Unidos e as famílias das vítimas dos dois acidentes. A diretora se propõe revelar uma suposta cultura imprudente de corte de custos e ocultação de problemas na fabricante venerada pelo sucesso comercial de suas aeronaves.

Kennedy também faz uma acusação feroz da influência corruptora de investidores Wall Street para barrar perdas com uma crise na Boeing. “Queda Livre expõe questões maiores sobre os perigos do ethos corporativo da América e o custo humano impressionante”, diz a sinopse.

Confira o trailer:

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias

Passageiro perde voo de ida, não avisa da volta, processa a...

0
A justiça julgou improcedente o pedido de um passageiro por indenização após não embarcar no voo de volta e ter pedido o voo de ida.