O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, voltou ao Brasil após 8 anos e a bordo de um Airbus A319 com “disfarce”.
O presidente, considerado por muitos um ditador, da Venezuela, pousou em Brasília nos primeiros minutos da madrugada de segunda, a bordo de um Airbus A319ACJ com títulos e matrícula da Conviasa, a principal companhia aérea venezuelana.
O jato tem a matrícula civil YV-2984, e é um legítimo ACJ (Airbus Corporate Jet), que é um avião modificado de fábrica para transporte VIP, com maior conforto e alcance estendido, sendo praticamente igual o FAB-2101 utilizado pelos presidentes do Brasil.
A aeronave, porém, não é originalmente da Conviasa, mas foi entregue para a Venezuela em 2001 com a matrícula 0001 da Aviación Militar Bolivariana. Inclusive, até 2019 ostentava as cores do país, com faixa similar a vários outros aviões presidenciais como mostra a foto abaixo:
Sem explicação oficial, a matrícula foi trocada pela civil e a pintura pela da Conviasa, no que aparenta ser um “disfarce”, para que o avião aparente ser da empresa aérea que o alugaria ou emprestaria ocasionalmente para a presidência, o que não é o caso já que a empresa só tem esse A319 e não faz voos comerciais com ele.
A chegada na Base Aérea de Brasília depois de um voo direto vindo de Caracas, contou com honras militares como mostra o vídeo mais abaixo. Esta é a primeira visita de Maduro após 2015, quando veio ao Brasil pela última vez para a posse do segundo mandato de Dilma Rousseff. É esperado que mandatário venezuelano se encontre com Lula ainda nesta segunda-feira.
A bordo do Airbus A319ACJ presidencial “disfarçado” da Conviasa, Maduro chega em Brasília
— AEROIN (@aero_in) May 29, 2023
pic.twitter.com/3MX0CznvqI