Nigéria pode ficar sem voos por causa do preço do combustível de aviação

Uma medida extrema pode deixar a Nigéria desconectada e trazer consequências graves devido a alta do preço do combustível.

E195-E2 da Air Peace – Imagem: Embraer

A alta de vários produtos tem afetado não apenas brasileiros, mas uma boa parte da população mundial. O boom do preço do petróleo contribui com o cenário e pressiona ainda mais a inflação. Por consequência, a aviação acaba sendo um dos setores mais afetados, tendo o querosene dos aviões passado por altas maiores que a da gasolina de carro no Brasil e chegando a quase 80% nos EUA.

No entanto, na Nigéria o problema é maior e a Associação de Operadores Aéreos do país enviou uma carta ao governo, avisando que, na próxima segunda-feira (9), todas as empresas aéreas do país vão suspender as operações, já que elas se tornaram insustentáveis.

Assinam a carta os diretores da Azman Air, Max Air, United Nigeria Airways, Ibom Air, Arik Air, Air Peace, Dana Air e Overland Airways, como revela o Channels TV.

Segundo dados da organização, o preço do querosene de aviação, que abastece jatos e turboélices, passou de $190 Nairas para $700, um aumento de 268% em poucos meses.

“Enquanto no exterior o custo do combustível é 40% das despesas das empresas aéreas, na Nigéria é 95%. O custo médio do querosene por assento por hora de voo no país é de $120 mil nairas (R$1.468). Isto não pode ser completamente passado para os passageiros, que já enfrentam várias dificuldades”, afirma a carta.

A carta ainda afirma que não existe prazo para volta das operações, e pede desculpas para as pessoas afetadas, pedindo que elas façam outros planos para concluírem suas viagens programadas.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Qatar Airways explica quem são as pessoas que pintou no Boeing...

0
O Boeing 777F até já passou pelo Brasil neste último final de semana, pousando no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.