No aeroporto de Congonhas, passageiro faz piloto chamar a polícia e voltar ao pátio; ouça o momento

Imagem ilustrativa – Fonte: Infraero

Os pilotos de um voo comercial que partiria do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, nessa manhã de quarta-feira, 11 de janeiro, precisaram levar a aeronave de volta ao pátio e solicitar a polícia devido a um passageiro indisciplinado a bordo.

Conforme o vídeo abaixo, a situação se tornou conhecida através da câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, que conta com a frequência das comunicações de tráfego aéreo do aeroporto paulista.

Na player a seguir, que mostra a câmera ao vivo, às 10h12 da manhã houve o primeiro chamado do piloto sobre a ocorrência. Abaixo do player, veja mais detalhes sobre a situação.

Como visto nas cenas acima, um dos pilotos do voo PTB-2338, da companhia aérea VoePass (Passaredo), que já estava se deslocando rumo à pista para a decolagem, informou estar com um passageiro indisciplinado a bordo e, por isso, precisaria retornar ao terminal. Ele também destacou para a controladora de tráfego aéreo da Torre que solicitava a presença da polícia na chegada da aeronave à posição de desembarque.

Após algumas instruções para o taxiamento até o pátio, às 10h15 ouve-se o piloto pedindo confirmação sobre a presença da polícia na posição em que o passageiro seria desembarcado. A controladora informa que a solicitação já foi feita e a polícia estava em deslocamento para o local.

Mais um minuto adiante, agora ao entrarem contato com o controlador de tráfego aéreo da frequência de solo, os pilotos novamente perguntam sobre a presença da autoridade policial, ao que o controlador responde que, como já informado, a polícia estava a caminho.

Até a publicação dessa matéria, ainda não havia mais informações sobre o comportamento do passageiro a bordo ou sobre o que ocorreu com o mesmo após o desembarque. O AEROIN trará atualizações caso novos detalhes se façam conhecidos.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias