Início Aeroportos

No Aeroporto de Guarulhos, Ibama apreende cabeça de babuíno e ratos mortos trazidos ilegalmente

Aeroporto Internacional de Guarulhos – Imagem: Leonid_Andronov, via Depositphotos

A Operação Hermes, realizada pelo Ibama no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, resultou na apreensão de várias partes e membros de animais, principalmente de origem africana.

Entre as bagagens confiscadas, destacam-se uma cabeça de babuíno e frascos contendo bile de urso, espécies protegidas pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens (Cites), além de ratos empalhados e cabeças de diversas aves. Parte desses materiais possui um alto potencial de introdução de doenças no Brasil, sendo transportados no estado natural e sem documentação de origem.

Em outra frente, a equipe de fiscais da Operação Hermes interceptou remessas postais internacionais nos Correios para Estados Unidos, França e Espanha. Nesses pacotes, foram encontrados 15 kg de bexigas natatórias de espécies não identificadas, materiais de artesanato feitos com penas de aves silvestres, incluindo araras e papagaios, dentes de onça, jacaré e cateto, fragmentos de carapaças de quelônios, crânios de jacaré, aves de rapina, rabo de raia e corais. Todos os materiais foram apreendidos e os remetentes autuados.

Imagem: Ibama

Um passageiro nigeriano e um chinês foram autuados pela tentativa de ingresso no Brasil com itens sem parecer técnico oficial favorável ou licença da autoridade ambiental competente. As peças e objetos apreendidos foram encaminhados para destruição.

A Operação foi realizada em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e com a Receita Federal do Brasil (RFB). As apreensões destacam a importância da fiscalização rigorosa para a proteção da biodiversidade e da saúde pública da sociedade brasileira.

Leia mais:

Sair da versão mobile