No aeroporto de Los Angeles, pessoas morando em carros terão área própria para estacionar à noite

Aeroporto LAX Los Angeles International Airport
Aeroporto de Los Angeles – Imagem ilustrativa – Fonte: Prayitno / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

A Los Angeles World Airports (LAWA), administradora de aeroportos da famosa cidade californiana, informa que o Los Angeles Board of Airport Commissioners (Conselho do Aeroporto Internacional de Los Angeles – LAX) aprovou ontem, 19 de janeiro, por unanimidade, um plano para permitir o uso temporário de um local para um programa piloto de estacionamento seguro, que fornecerá uma área segura para as pessoas que moram em seus veículos estacionarem durante a noite.

O LAX é o primeiro aeroporto do país a receber aprovação, em caráter piloto, da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) para utilizar o terreno do aeroporto para ajudar os sem-teto.

A FAA também aprovou que o uso deste local pode ser considerado um benefício da comunidade, o que significa que o aeroporto não precisa receber o valor justo de mercado pelo uso do terreno. Neste caso, o terreno será fornecido sem custo para o administrador do programa.

O Safe Parking LA administrará o programa. A LAWA identificou uma área cercada de 2,79 acres (11.290 metros quadrados) em La Cienega Boulevard e 111th Street como um local apropriado para uso para este propósito comunitário e espera que o Safe Parking LA comece oficialmente a operar no local nos próximos meses.

Área definida para o projeto, destacada em laranja – Imagem: LAWA

“A Los Angeles World Airports está empenhada em ser um bom vizinho e estamos orgulhosos de trabalhar com nossos parceiros para o primeiro programa piloto de estacionamento seguro em propriedade do aeroporto”, disse Beatrice Hsu, presidente do Los Angeles Board of Airport Commissioners. “Estamos ansiosos para trabalhar com o Safe Parking LA e nossos parceiros da cidade e bairro para fornecer esse serviço tão necessário.”

Mais de 19.000 pessoas dos aproximadamente 69.000 sem-teto do condado de LA vivem em seus veículos, de acordo com a contagem mais recente da Los Angeles Homeless Services Authority.

O estacionamento seguro é para aqueles indivíduos que estão em situação de rua, ou fugindo ativamente da violência doméstica, que têm um veículo operável no qual vivem. O local fornecerá um local legal para eles estacionarem durante a noite e inclui banheiros, segurança e serviços de coleta de lixo.

Os participantes do programa serão obrigados a deixar o estacionamento seguro durante o dia, fora do horário de funcionamento, e assinar um código de conduta. Eles também devem estar inscritos em um programa que os ajudará na transição para soluções habitacionais mais permanentes.

“Tanto como departamento da cidade quanto como membro das comunidades em que operamos, o Los Angeles World Airports deve fazer sua parte para lidar com a crise dos sem-teto”, disse Justin Erbacci, diretor executivo da LAWA. “Este programa piloto oferece um serviço importante que contribuirá positivamente para o bem-estar das pessoas que vivem em situação de rua – e estamos ansiosos para celebrar a inauguração desta instalação.”

O contrato de licença entre a LAWA e a Community Partners, uma organização sem fins lucrativos que coordena a Safe Parking LA, codifica os termos do programa e os detalhes do local, incluindo horário do programa, número de veículos, medidas de segurança e requisitos de inscrição do participante. Além disso, todos os veículos do Programa de Estacionamento Seguro devem estar funcionando corretamente e devidamente registrados.

O prazo do contrato de licença será executado até 30 de junho de 2023, quando a LAWA precisaria obter a aprovação da FAA para uso de longo prazo do local e assinar um contrato de licença diretamente com o Safe Parking LA.

“No ano passado, o número de pessoas que precisam do Safe Parking continuou a crescer e nossos serviços estão no limite da capacidade”, disse Silvia Gutierrez, Diretora Executiva, Safe Parking LA. “A parceria com a LAWA nos permitirá expandir nosso programa adicionando mais 50 vagas de estacionamento seguro para pessoas que buscam segurança, acesso à dignidade, comunidade e serviços de apoio. Nosso trabalho oferece um caminho para indivíduos, famílias, crianças, idosos e veteranos que moram em seus veículos buscarem apoio e recursos para se mudarem para uma moradia permanente”.

A adição do programa Safe Parking ao alcance de serviços para sem-teto da LAWA aumenta o objetivo do aeroporto de fornecer aos indivíduos que precisam de assistência o melhor serviço possível, mantendo a segurança e a proteção.

A LAWA possui a Equipe de Intervenção em Crise (CIT) – uma unidade especialmente treinada da Polícia do Aeroporto LAX – que trabalha como uma equipe coordenada, fornecendo cobertura 24 horas para todas as propriedades do aeroporto.

Juntamente com seus parceiros – uma equipe de extensão terminal, o Departamento de Saúde Mental do Condado de LA e o Gabinete do Promotor de Bairro da Cidade de LA – o CIT tem sido eficaz e bem-sucedido na redução do número de pessoas em situação de rua em propriedades LAWA.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Reino Unido promete aviões de combate a Zelensky e treinamento para...

0
Em reunião em Londres, o primeiro-ministro Rishi Sunak concordou com o presidente ucraniano sobre um aumento significativo na ajuda militar