Início Variedades

No Aeroporto de Maricá-RJ, curso aborda segurança operacional em voos aeromédicos de asas rotativas

Imagem: Leonardo Fonseca / Prefeitura de Maricá

A Prefeitura de Maricá, no Rio de Janeiro, informou nesta terça-feira, 12 de dezembro, que o Aeroporto Laélio Baptista, em Maricá, recebeu o treinamento “Curso Segurança Operacional em Voo de Asa Rotativa”, com objetivo de capacitar os funcionários da saúde na segurança de aproximação de voo do transporte aeromédico.

A capacitação teve a participação dos profissionais do Aeroporto de Maricá e do Hospital Municipal Conde Modesto Leal. O treinamento foi dividido em duas partes: a teórica, com a explicação sobre a importância do curso; e a prática, que contou com a aeronave esquilo da empresa Ambipar.

Imagem: Leonardo Fonseca / Prefeitura de Maricá

Segundo o superintendente Operacional da Codemar, Isaac Nascimento, a capacitação ajuda a aumentar ainda mais o nível de segurança do aeroporto.

“É importante que os nossos profissionais de saúde – tanto os colaboradores da ambulância do aeroporto, quanto os do posto de enfermagem – saibam como se posicionar em um eventual trabalho aeromédico”, explicou Nascimento.

A equipe que ministrou o treinamento foi composta pela diretora-médica Isabela Duarte, a diretora comercial Bruna Cavalheiro, o gerente de Operações Ricardo Herter e o operador tático Antônio Melo.

“O treinamento foi uma parceria com a coordenação e a direção do Aeroporto pela perspectiva de aumento de atendimento aeromédico. O objetivo é ensinar os funcionários a se aproximar corretamente de uma aeronave e como se comportar diante desse cenário”, afirmou a diretora-médica Isabela Duarte.

A profissional explicou que quem trabalha como aeromédico muitas vezes presencia acidentes relacionados à falta de capacitação sobre segurança e posicionamento perante a aeronave.

“Às vezes, o colega é um excelente profissional na área médica, mas não tem noção do perigo de aproximação, de quais são os pontos que ele pode chegar e como se posicionar corretamente. Por isso, o treinamento é fundamental, para desenvolver uma maior qualidade e segurança no serviço de todos os colaboradores que estão participando”, finalizou Duarte.

Sair da versão mobile