No Aeroporto de Santo Ângelo (RS), já foi realizado o levantamento topográfico para o PAPI

Imagem: Prefeitura de Santo Ângelo

A primeira etapa do levantamento topográfico do local onde será colocado o novo PAPI Tático no Aeroporto de São Ângelo, no Rio Grande do Sul, já está ocorrendo. O importante equipamento vai auxiliar no pouso e decolagem de aeronaves de grande porte no local.

O trabalho está sendo realizado por sete militares do Comando Aeronáutico com sede no Rio de Janeiro, quatro militares do Instituto Cartográfico da Aeronáutica (ICA) e três militares da equipe do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica (PAME).

Pelo cronograma de trabalho, até a próxima sexta-feira (13) o novo equipamento estará instalado na pista. O Sistema Visual Indicador de Rampa de Aproximação (PAPI), auxilia os pilotos principalmente na hora do pouso.

O sistema viabilizará operações de aproximações das aeronaves pela cabeceira 30 do aeroporto. Na cabeceira 12, que está voltada para o lado da cidade, a operação continuará sendo feita pelo equipamento existente.

O aeroporto Sepé Tiaraju já vem operando com voos da Azul Linhas Aéreas para a capital gaúcha Porto Alegre, retomada em fevereiro de 2021, e desde dezembro para Florianópolis, em Santa Catarina. Já os voos da Gol direto para São Paulo/Guarulhos teve o início das operações no dia 18 de outubro de 2022, sempre com lotação expressiva.

É importante ressaltar que o Município de Santo Ângelo é protagonista na busca das melhorias necessárias para as operações dos voos, garantido a segurança dos passageiros, logística, bem como nas articulações políticas junto aos governos, federal e estadual, e com isso auxilia no crescimento da nossa região, na economia, no turismo e serviços”, afirmou o Chefe do Executivo em exercício, Volnei Teixeira.

O novo equipamento vai sanar restrições e irá permitir a utilização em sua plenitude da pista de pouso e decolagem por aeronaves de maior porte. A visível melhoria no aeroporto local tem apoio da prefeitura Municipal de Santo Ângelo, Governo do Estado, entidades Empresariais locais, Câmara de Vereadores, Sindicatos, Governo Federal e Infraero.

Esteve acompanhando o prefeito em exercício, Volnei Teixeira, que acompanhou o processo na última terça-feira (10), João Baptista Santos da Silva, secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, o vereador Vando Ribeiro e o assessor da Prefeitura de Santo Ângelo Hasadias do Amaral.

Informações da Prefeitura de Santo Ângelo

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias