Início Variedades

No Dia Internacional dos Comissários de Bordo, ICAO destaca seu papel para a segurança dos voos

Divulgação

A Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) emitiu um comunicado de imprensa no qual destacou a importância crucial da tripulação de cabine na garantia da segurança e proteção dos voos, bem como a sua contribuição para os esforços para melhorar a sustentabilidade.

No âmbito do Dia Internacional do Tripulação de Cabine, que se comemora aos 31 de maio, a ICAO reafirmou o seu compromisso de apoiar estes profissionais em todas as áreas do seu trabalho, destacando o papel fundamental que podem desempenhar na promoção dos padrões de segurança, proteção e sustentabilidade estabelecida pela organização.

Uma das áreas em que a ICAO está concentrando seus esforços é apoiar os tripulantes de cabine que lidam com passageiros indisciplinados e perturbadores a bordo de aeronaves. Reconhecendo que a tripulação de cabine está na linha de frente desse problema, a ICAO desenvolveu ferramentas que os Estados podem usar para garantir que os infratores sejam responsabilizados e, assim, impedir eventos futuros que possam comprometer a segurança, proteção e ordem e disciplina a bordo das aeronaves.

A ICAO fez menção específica ao Cabin Crew Safety Training Manual (Doc 10002), que fornece conteúdos recomendados para programas de formação com o objetivo de formar tripulantes de cabine para prevenir e responder eficazmente a situações com passageiros indisciplinados e perturbadores a bordo de aeronaves.

A organização pediu aos Estados que ratifiquem o Protocolo de Montreal de 2014, a fim de melhorar significativamente a capacidade dos Estados de expandir sua jurisdição sobre atos e infrações relacionadas e usar o Manual sobre Aspectos Jurídicos de Passageiros Perturbados e Perturbadores (ICAO Doc 10117), que fornece orientações sobre ações penais e de execução.

Além disso, a ICAO instou os Estados a fornecerem treinamento de pessoal e promover a conscientização pública sobre as consequências da conduta inadequada. Espera-se que essas ações ajudem a conter a escalada na frequência e gravidade de incidentes indisciplinados e perturbadores com passageiros, permitindo assim um ambiente de trabalho seguro e de suporte para a tripulação de cabine e outros membros da tripulação, bem como uma experiência de voo satisfatória para os passageiros.

Perante a situação atual decorrente da pandemia, a ICAO está também a trabalhar no desenvolvimento de orientações adicionais para gerir de forma eficiente os incidentes com passageiros indisciplinados no contexto pós-pandémico, com o objetivo de dotar os tripulantes das ferramentas necessárias para responder adequadamente às problemas emergentes.

Matéria publicada inicialmente no parceiro Aviacionline.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile