Início Aviação Militar

No exercício de guerra ocorrendo no Brasil, conheça a atuação dos Controladores de Tráfego Aéreo

Torre de Campo Grande – Imagem: Força Aérea Brasileira, via YouTube

Como o AEROIN vem mostrando nos últimos dias, desde o dia 16 de agosto até o dia 3 setembro, cerca de 30 aeronaves e mais de 16 Unidades Aéreas, além de Unidades de Infantaria, participam de atividades operacionais que simulam um cenário de guerra no Brasil.

Trata-se de um dos maiores treinamentos de guerra promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB), o Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2022, que está sendo realizado na Base Aérea de Campo Grande (BACG), no Mato Grosso do Sul, contando com a participação até de aeronaves dos Estados Unidos.

E por trás de toda essa grande ação especial no céu, estão presentes também os Controladores de Tráfego Aéreo, que atuam para viabilizarem os pousos e as decolagens das aeronaves pertencentes aos Esquadrões de Caça, Transporte, Reconhecimento e Asas Rotativas da Força Aérea Brasileira (FAB), enquanto as operações civis seguem ocorrendo normalmente.

Durante o dia, e também à noite, o espaço aéreo da BACG, onde os treinamentos ocorrem, passa a ser diferenciado por conta das movimentações dos aviões.

A Comandante do Departamento de Controle do Espaço Aéreo de Campo Grande (DTCEA-CG), Major Aviadora Débora Ferreira Monnerat, comenta acerca da importância dos controladores na Tápio, considerado um dos maiores exercícios operacionais realizados pela FAB:

“Para esta missão, existe toda preparação por parte dos controladores. Antes das atividades iniciarem, eles passam por um simulador, retratando exatamente as operações desse exercício. Ainda, aumentamos a quantidade de militares na torre para que realmente a Tápio possa ocorrer com segurança”, destaca a Oficial.

Imagem: Força Aérea Brasileira
Imagem: Força Aérea Brasileira

Atuação dos Controladores de Tráfego Aéreo

Os controladores prestam serviços necessários para a circulação aérea geral (aviação civil) e a operacional (aviação militar). No Brasil, o Sistema de Controle do Espaço Aéreo é integrado, o que contribui para uma melhor articulação desse importante serviço prestado à sociedade brasileira.

O profissional participa da vigilância do espaço aéreo brasileiro e controla as missões da defesa aérea do país, mas também atua na coordenação do tráfego civil. Na aviação civil, participa de todas as etapas, desde a decolagem das aeronaves, o percurso que elas seguem nas aerovias, ou seja, nas “estradas” do céu, até o pouso.

Estes profissionais estipulam procedimentos de subida e descida, prestam serviços de informação de voo e fornecem importantes informações meteorológicas.

Informações da Força Aérea Brasileira

Sair da versão mobile