No próximo domingo, dia 12 de fevereiro, acontece um dos maiores eventos esportivos do planeta: a final da temporada 2022-23 da NFL, conhecida como o Super Bowl. Ao redor do mundo, serão muitos milhões de pessoas acompanhando a partida ao vivo pela TV e tanta audiência também atrai anúncios, pelos quais as maiores empresas do mundo pagam fortunas.
A United Airlines, a principal transportadora do Aeroporto Internacional de Denver, vai usar um anúncio de 30 segundos para destacar seu desempenho em comparação velada ao de sua rival no terminal, a Southwest Airlines.
Durante a semana de Natal, a Southwest cancelou centenas de voos diariamente no aeroporto de Denver devido a um problema de sistema, deixando milhares de famílias na mão, sem ter como chegar ao seu destino para confraternizar com seus entes queridos ou amigos. Ao mesmo tempo, a United teve apenas alguns cancelamentos e colocou uma malha reforçada no aeroporto.
O anúncio da United mostrará uma família “não identificada” de Denver se reunindo, e o texto na tela diz: “A United levou mais famílias de e para Denver neste feriado do que qualquer outra companhia aérea. Apesar da meteorologia”. A menção ao clima também tem relação com a Southwest, que num primeiro momento culpou o mau tempo por vários dos cancelamentos.
A United confirmou que o anúncio será exibido em mercados de TV de Denver e Colorado Springs durante o jogo do campeonato da NFL de domingo (o jogo, por sua vez, acontece no Arizona). A companhia aérea não revelou quanto pagou pelos anúncios.
Indagado pelo Denver Post, um porta-voz da Southwest não pôde comentar o comercial da United sem vê-lo, mas escreveu em um e-mail: “A Southwest é uma das companhias aéreas mais admiradas do mundo.”
O comercial, por sua vez, pode ser assistido abaixo (esperar pelo carregamento).
.@united taking aim at @SouthwestAir. Last year was the “The Southwest Courte-C Call.” Now United plans to run an ad in the Denver and Colorado Springs markets during the Super Bowl, highlighting their operational performance over Southwest. pic.twitter.com/AE9V4WhqCa https://t.co/tRkW8NCsXE
— Ross Feinstein (@RossFeinstein) February 8, 2023